Home / Formação

Formação

O que é a virtude da caridade?

“A finalidade de todas as nossas obras é o amor.” Santo Agostinho As virtudes são as disposições habitual e firme de fazer o bem. São desejos de nossa inteligência e vontades que comandam nossos atos, ordenam nossas paixões, e nos …

Ler mais

A Religião Salva?

Em síntese: A Religião, entendida como instituição, não salva. Só Jesus Cristo, segundo o protestantismo, salva… Salva, porém, (dizem os católicos) mediante seu Corpo Místico que é a Igreja-instituição. A Religião, que consiste em aderir à Igreja, vem a ser …

Ler mais

Por que dar esmolas?

Entre os “remédios contra o pecado”, a Igreja coloca além do jejum e da oração, a esmola. Há ervas daninhas que crescem no jardim de nossa alma e que têm raízes profundas e por isso, são difíceis de serem arrancadas. …

Ler mais

Para que serve o jejum? 6 razões para considerá-lo seriamente na vida cristã

Segundo o ACI Digital (14/03/2017), o jejum é algo poderoso e fundamental da vida cristã, porque não foi apenas pregado pelos Padres da Igreja e pelos santos, mas é um mandato de Deus e foi praticado pelo próprio Jesus. Nesse sentido, o diácono …

Ler mais

Prof. Felipe Aquino: Cuidado com as superstições

“Eu sou o Senhor, vosso Deus” (Lv 19,31). “Serás inteiramente do Senhor; teu Deus” (Dt 18,13). “Não praticareis a adivinhação nem a magia” (Lv 19,26b) Sempre houve está condenável idolatria, que continua moderna, chamada superstição, pela qual se busca uma …

Ler mais

Como podemos usar o crucifixo?

  “O teu Crucifixo. – Como cristão, deverias trazer sempre contigo o teu Crucifixo. E colocá-lo sobre a tua mesa de trabalho. E beijá-lo antes de te entregares ao descanso e ao acordar. – E, quando o pobre corpo se …

Ler mais

Como é o natal para os católicos?

Como é o natal para os católicos? O Natal é um período do ano em que as pessoas ficam mais em harmonia umas com as outras, porém é importante saber de onde vem estes bons sentimentos. A data é muito …

Ler mais

Símbolos do Natal

Conheça aqui o significado de alguns símbolos do Natal: presépio, vela, presentes, pinheiro de natal, estrela (…). PRESÉPIO: A palavra vem do hebraico e significa manjedoura, estábulo. Desde o final do século II, já havia representações do presépio. Inicialmente foram pintados …

Ler mais

O Advento é um tempo para reconhecer os vazios a serem preenchidos em nossa vida, diz o Papa

Segundo o ACI Digital (10/12/2017), antes de rezar o Ângelus, o Papa Francisco explicou novamente o significado do Advento e afirmou que é um momento propício para mudar de comportamento. “É um tempo para reconhecer os vazios a serem preenchidos em nossa …

Ler mais