Ano da MisericórdiaNotícias em Destaque

Abertura da Porta Santa na Paróquia São Pedro Catedral

Nesta segunda-feira, dia 14 de dezembro de 2015, terceira semana do advento, foi aberta a Porta Santa, na Paróquia São Pedro Catedral, conforme orienta o Papa Francisco na Bula Papal Misericordiae Vultus: No domingo seguinte, o Terceiro Domingo de Advento, abrir-se-á a Porta Santa na Catedral de Roma, a Basílica de São João de Latrão. E em seguida será aberta a Porta Santa nas outras Basílicas Papais. Em nossa Diocese por questões pastorais, a abertura da porta foi transferida para a segunda-feira.

A Solenidade da abertura da Porta Santa começou com todos os fiéis do lado de fora da Igreja, que mantinha as suas portas fechadas. Com a presença de aproximadamente 800 pessoas, que ocupavam a praça dos Leões, o bispo Dom Carlos Alberto dos Santos, iniciou a cerimônia invocando a Santíssima Trindade e convidando o povo a bendizer e louvar a Deus (cf SL 103):

Glória a ti, senhor, que perdoas as culpas e cura todas as enfermidades.
R/. Eterna é a tua misericórdia.
Glória a ti, senhor, misericordioso e piedoso, Lento para a ira e grande no amor.
R/. Eterna é a tua misericórdia.
Glória a ti, senhor, Indulgente para com os teus filhos.
R/. Eterna é a tua misericórdia.

Logo após, o Bispo Dom Carlos dirigiu-se ao povo com uma breve exortação:

“Irmãs e irmãos, filhos caríssimos, com o olhar fixo em Jesus e no seu rosto misericordioso o Santo Padre, na solenidade da Imaculada Conceição da bem-aventurada Virgem Maria, abriu o Jubileu extraordinário que abre para todos nós e para a humanidade inteira a porta da misericórdia de Deus. Em Comunhão inaugura solenemente o Ano Santo para Nossa Igreja Diocesana, prelúdio de uma profunda experiência e graça e de reconciliação. Ouviremos com alegria o Evangelho da misericórdia, que Cristo Senhor, cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, faz sempre ressoar no meio dos homens, convidando-nos a alegrar-nos pelo seu amor anunciando incansavelmente a toda criatura.”

De frente para a porta principal da Paróquia São Pedro Catedral, o Bispo Dom Carlos Alberto aclama:

“Abri as portas da justiça, nelas entraremos para dar graças ao Senhor (cf. SL 118,19).”

E enquanto se abre a porta, o bispo continua: “Esta é a porta do Senhor: Por ela entraremos para alcançar misericórdia e perdão.”

Seguindo o rito, a procissão adentra à Igreja pela Porta Santa juntamente com todos os fiéis presentes e continua-se a celebração da Santa Missa.

Na liturgia do dia faz-se memória de São João da Cruz. Leitura de Números 24,2-7.15-17, Salmo 24 e Evangelho Mateus 21,23-27. Em sua homilia, Dom Carlos explica a logo do Ano da Misericórdia, como vamos conseguir a indulgência e também nos instrui como devemos agir neste Ano Santo.

Ouça na íntegra a homilia aqui.

Ao final tivemos um momento belíssimo de consagração a Nossa Senhora, Mãe da Misericórdia. E por fim, a Benção final do Pai das Misericórdias.

Veja as fotos da celebração:

Por: PASCOM