Notícias em Destaque

Dia de Todos os Fiéis Defuntos

Dia de Todos os Fiéis Defuntos – Foto: Cathopic/Reprodução

Hoje (02), a Igreja comemora o Dia dos Fiéis Defuntos, mais conhecido como Finados, data dedicada à esperança, à fé e à caridade.

O Dia de Finados é para nós, católicos, um dia de memória, porque nos lembramos com carinho das pessoas que passaram por este mundo; um dia de oração, porque nós cuidamos espiritualmente das pessoas que já retornaram à Casa do Pai; e um dia de esperança, porque afirmamos a ressurreição dos mortos, que acontecerá na vinda de Cristo.

A morte é um mistério profundo ao homem, afinal todos nós somos iguais perante a morte, é um futuro certo que todos irão passar, alguns experimentarão após uma longínqua vida, outros de maneira precoce. Todos estamos fadados, porém para o cristão a morte não é o fim.

Contudo, não sabemos o momento exato em que iremos partir desta vida, por isto, Cristo nos exorta em estarmos preparados, “porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes” (cf. Lc 12,40b). “A morte vos espera em toda à parte; se fordes prudentes, esperai vós por ela em todo o lugar” (São Bernardo).

O PEDIDO DO PAPA FRANCISCO

O convite para rezar pelos fiéis falecidos foi dirigido esta manhã pelo Papa Francisco num tuíter com uma referência especial ao contexto em que o mundo está vivendo, marcado pela pandemia.

Hoje rezamos por todos os #FiéisDefuntos e especialmente pelas vítimas do #coronavírus: por aqueles que morreram sozinhos, sem o carinho de seus entes queridos; e por todas as pessoas que deram a vida a serviço dos enfermos”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo