Encerramento da Semana da Família no Setor I

De 10 a 16 Agosto celebrou-se em todo Brasil a Semana Nacional da Família, este ano com o tema central: “A espiritualidade cristã na família: um casamento que dá certo” propondo a prática espiritual do casal e da família. Durante toda a semana, a Igreja do Brasil voltou-se para meditar a importância da espiritualidade na vida da família cristã. A Semana da Família tem início no 2º domingo do mês de agosto, mês das vocações, quando celebramos a vocação a vida matrimonial.
Nesse domingo, quando celebramos a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora e a vocação a vida religiosa / consagrada, em nossa diocese de modo particular aconteceu o encerramento da Semana da Família, tendo iniciado a programação com um grande momento de louvor às 7h na Paróquia São Pedro Catedral. Às 8h saiu uma grande procissão da Catedral em direção a Paróquia São Francisco de Assis, fazendo algumas paradas durante a caminhada, meditando o tema proposto pela CNBB.
A Santa Missa aconteceu na Paróquia São Francisco de Assis presidida pelo nosso bispo diocesano Dom Carlos Alberto dos Santos e co-celebrada pelos sacerdotes do Setor I.
No início de sua homilia, Dom Carlos saudou os sacerdotes, seminaristas, religiosos (as) / consagrados (as), movimentos e pastorais, internautas, rádio ouvintes e todos os irmãos presentes. “Eu sou Cristão? Eu sou Católico? O que estou fazendo como cristão comprometido? E as religiosas: Estou sendo como Maria, anunciando Cristo?”. Agradeceu e louvou a Deus pelas religiosas e o serviço prestado pelas mesmas em nossa diocese. O sacramento do matrimônio foi instituído por Deus, para homem e mulher. Qual a espiritualidade que você tem na sua família? Como tem vivido no seu casamento?”, esses e outros questionamentos foram feitos pelo nosso bispo durante a homilia.

CONFIRA A HOMILIA NA ÍNTEGRA:http://saofranciscotx.com/home/?p=5979

A Celebração contou com a participação de muitos fiéis leigos, religiosos (as) e consagrados (as) das diversas paróquias do Setor I da nossa Diocese. No momento dos avisos o coordenador da Pastoral Carcerária convidou os fiéis que se sentirem a vontade para participar e conhecer a trabalho realizado pela Pastoral, hoje também celebrando o encerramento da Semana da Pastoral Carcerária. Ainda, Dom Carlos, concedeu uma orientação litúrgica, seguindo as instruções do Vaticano sobre o momento da Paz, onde o mesmo informou que em nossa diocese não foi retirado esse rito, mas, orienta-se que seja feita de forma breve saudando apenas os irmãos que estão a direita e a esquerda, como forma de demonstrar a Paz pedida pelo próprio Cristo. Após os avisos e agradecimentos a Celebração terminou com a bênção episcopal.

CONFIRA AS FOTOS:

Posted by Diocese Teixeira de Freitas / Caravelas on Sunday, August 17, 2014