Diocese conclama oração pelo povo haitiano
O bispo Dom Jailton conclama todos os fiéis da diocese para rezarem pelo povo haitiano!

O terremoto de magnitude 7,2 que atingiu o Haiti no último sábado, 14, deixou pelo menos 2.200 mortos e mais de 12 mil feridos, segundo informações da defesa civil do país, divulgadas na sexta-feira. Esses números tendem a aumentar.
Ao menos 115.000 casas foram danificadas ou destruídas e quase 580.000 pessoas, ou cerca de 40% da população dos três departamentos atingidos, precisam de assistência emergencial. Escolas também foram as mais prejudicadas, segundo avaliações, 94 das 255 escolas no Departamento Sul ficaram completamente destruídas ou sofreram danos parciais.
E enquanto a Cáritas faz soar o alarme sobre a falta de alimentos e água, a Conferência Episcopal Italiana decidiu destinar um milhão de euros em ajuda, financiada através da taxa 8X1000, e convocou um dia de oração em todas as paróquias italianas para o próximo domingo.
Momento difícil para se viver com fé
“É um momento difícil, um momento de provação que temos que viver com muita fé”, disse dom Pierre André Dumas, bispo de Anse-à-Veau-Miragoâne, uma das dioceses mais duramente atingidas no Haiti. “É também um momento”, acrescentou o prelado, “em que temos que intervir, ficar perto e escutar as necessidades do povo”.
Igreja local em ajuda aos mais fracos
Dom Dumas disse que os padres de sua diocese, junto com as religiosas e missionários, estão fazendo o melhor possível para ajudar os sobreviventes: “O acompanhamento de meus padres, irmãs e irmãos religiosos é constante”, afirmou. “Momentos de solidariedade se alternam com momentos de oração. Além disso, as poucas necessidades básicas que nossa Igreja local recebeu foram imediatamente compartilhadas”.
Metade das igrejas destruídas
A situação das estruturas diocesanas também é dramática: muitas casas canônicas e paróquias foram literalmente arrasadas. Fizemos algumas verificações”, explicou dom Dumas, “e percebemos que mais da metade das igrejas não estão mais lá”. Mas, apesar de tudo, os padres estão presentes: eles acompanham os fiéis e tentam atender às suas necessidades. Eles estão entre o povo para mostrar que Deus não abandonou seu povo”.
SOLIDARIEDADE DO BRASIL
A Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB) já se manifestou através da Comissão Episcopal para a Animação Missionária e a Caritas Brasileira busca caminhos de ajuda humanitária.
DIOCESE CONCLAMA ORAÇÃO AO POVO HAITIANO
O bispo Dom Jailton conclama todos os fiéis da diocese para rezarem pelo povo haitiano já no próximo domingo, dia 22 de agosto, 21º Domingo do Tempo Comum, em favor daquele país e seu povo tão sofrido.
Ele indica uma sugestão de uma prece a ser acrescentada na Oração dos Fiéis:
- Pelo povo haitiano, em mais esse momento difícil de sua história, para que encontre forças em Deus e solidariedade nos demais povos, rezemos ao Senhor.