Notícias Diocesanas

Representantes da União Europeia, Cáritas Suíça, Cáritas Brasileira e CNBB farão visitas às comunidades afetadas pelas enchentes na Bahia

Vista de uma das ruas de Jucuruçu, uma das cidades mais afetadas pelas enchentes no Extremo Sul da Bahia

Representantes da União Europeia, Cáritas Suíça, Cáritas Brasileira e CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) realizarão visitas às comunidades afetadas pelas enchentes na Bahia. A comitiva chega em Ilhéus nesta segunda-feira, dia 03 de janeiro de 2022, para visualizar o impacto das chuvas.

A comitiva será composta por: Roman Majcher – Especialista para Emergências Rápidas da ECHO/União Europeia para as Américas; Rebekka Reischmann – Gestora do Programa Brasil da Cáritas Suíça; Valquíria Lima – Coordenação Nacional da Cáritas Brasileira; José Jardel do Nascimento – Secretário Regional da Cáritas Nordeste 3; Paula Lanza – Assessora de Comunicação da Cáritas Brasileira e Bispos: Dom Giovani Crippa (Diocese de Ilhéus), Dom Carlos Alberto dos Santos (Diocese de Itabuna), Dom Jailton de Oliveira Lino (Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas).

A ação acontece paralelamente à campanha #SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade Que Transborda, realizada desde o dia 11 de dezembro pela Cáritas Brasileira. Os recursos arrecadados serão destinados às pessoas afetadas pelas fortes chuvas nos Estados de Bahia e Minas Gerais.

Organismos internacionais estão se mobilizando, junto às paróquias, entidades parceiras e ao Poder Público, para socorrer as famílias atingidas pelas fortes chuvas no Brasil.

De acordo com a última atualização da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), já são 37.324 desabrigados, 53.934 desalojados, 24 mortos e 434 feridos. O número total de atingidos chega a 629.398 pessoas.

Os representantes irão visitar as cidades de Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Itapé, Teixeira de Freitas, Medeiros Neto e Itamaraju. Nas cidades de Teixeira de Freitas, Medeiros Neto e Itamaraju a visita será nos dias 06 e 07 de janeiro. Segundo o roteiro, está previsto visitas aos locais mais afetados pelas fortes chuvas e diálogos com entidades parceiras, paróquias e poder público. No dia 08, os representantes retornam para Ilhéus onde farão uma última reunião de avaliação com os bispos do Regional Nordeste 3 e entidades.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo