Notícias Diocesanas

Diocese celebra o Jubileu dos Seminaristas

Neste domingo, 03 de Julho de 2022, como parte da programação do Ano Jubilar, a Diocese reuniu-se na Catedral Diocesana para celebrar o Jubileu dos Seminaristas. A programação teve início às 17h com a Adoração do Santíssimo Sacramento e Oração das Vésperas. Em seguida, foi celebrada a Santa Missa presidida pelo Excelentíssimo Reverendíssimo Dom Jailton de Oliveira Lino, psdp, bispo diocesano e concelebrada pelo Padre Edvaldo, Padre Roberto e pelo Padre Fabiano, contando com a participação do Diácono Emanoel, do Diácono Marcos, seminaristas, religiosas e fiéis leigos.

Na procissão de entrada, os seminaristas entraram com bandeiras contendo as imagens dos padroeiros dos Seminários da nossa Diocese: Jesus, o Bom Pastor, padroeiro do Seminário Propedêutico situado em Teixeira de Freitas – BA, Santo Agostinho, padroeiro do Seminário Maior onde ficam os seminaristas que cursam Filosofia situado em Salvador – BA, e São João Paulo II, padroeiro do Seminário Maior onde ficam os seminaristas que cursam Teologia situado em Salvador – BA.

O Evangelho foi proclamado pelo Diácono Marcos. Dom Jailton iniciou sua homilia saudando o Padre Edvaldo – Pároco da Catedral, Padre Roberto – Reitor do Seminário Propedêutico Bom Pastor e Animador Vocacional da Diocese, Padre Fabiano – Reitor do Seminário Santo Agostinho, Padre Isael – Reitor do Seminário São João Paulo II – que acompanhava à distância, religiosas, seminaristas, fiéis presentes e os que acompanhavam pelas redes sociais da PASCOM Diocesana. Ressaltou a alegria em celebrar o Jubileu dos Seminaristas.

“Uma igreja Diocesana se torna uma igreja viva, uma igreja pujante, quando ela tem a esperança de que a vida vai continuar. Que a vida continua.”, disse Dom Jailton.

Dom Jailton falou que o chamado vem de Deus. Que Deus é quem chama para a vida sacerdotal. É Deus que dá gratuitamente o dom. “Ele chama porque Ele quis. Porque Ele quer. Em geral Ele não chama os mais dotados, os mais inteligentes. Ele vai qualificando, vai dotando aqueles que Ele chama. Isso é o fundamento da nossa vocação. É tudo dom, graça de Deus. O grande artífice da vida vocacional. E chama pelos meios mais diversos.”, disse dom Jailton.

“Celebrando o Jubileu dos Seminaristas, nos como diocese, queremos dar graças a Deus, porque Ele continua chamando jovens da nossa diocese para o serviço sacerdotal.”, ressaltou. 

Citou que dos 33 seminaristas, 32 são filhos da diocese. “O caminho vocacional não é um caminho fácil. E não se conclui com a ordenação sacerdotal. Mas, é um caminho contínuo. A pessoa no seu todo é vocacionado. O processo vocacional é unitário. Deus chama pelo nome. É um chamado pessoal. A história que Deus traça com cada um, é uma história de amor.”, disse Dom Jailton.

Falou sobre o processo formativo dos jovens até chegar a ordenação, iniciando com o acompanhamento vocacional, passando pelo ingresso no seminário Propedêutico, depois no seminário para cursar filosofia. Após o término de filosofia, o jovem pede admissão às ordens sacras. Depois de dois anos no curso de teologia, o jovem pede para ser admitido como leitor, e depois como acólito. O próximo passo, é o pedido à admissão ao diaconato e depois é admitido ao sacerdócio. Tudo acompanhado pela graça de Deus.

Dom Jailton refletiu sobre o Evangelho de São Lucas, ressaltando que trata do discurso missionário de Jesus, quando Jesus escolhe 72 discípulos e diz como deve ser feita a missão, citando a importância desse discurso para todos nós como missionários. “O missionário deve ser muito simples. Levar pouca coisa. Na certeza de que onde ele for, Deus vai prover o necessário para a vida dele. A preocupação do missionário deve ser aquela de evangelizar.”, disse Dom Jailton.

Falou também sobre o papel do padre. “O padre deve ser propagador da paz. Deve viver propagando essa paz. Não deve ser um homem áspero, grosso. Mas, um homem dócil, de diálogo, de escuta. Que faz as pessoas participarem. Que é capaz de incluir as pessoas.”, disse Dom Jailton.

Por fim, Dom Jailton falou da responsabilidade de todo clero no processo formativo dos seminaristas. No acompanhamento dos jovens e na manutenção dos seminários. “Não nos excluamos da formação dos nossos padres.”, e disse para o povo, “Que através do ministério dos nossos seminaristas, Deus possa ir abençoando a vida de tanto de vocês que se sacrificam pelas vidas dos nossos jovens.”

Depois da homilia foi realizada a investidura dos seminaristas. Os seminaristas Diego Monteiro, Giovane Cruz, Henrique Correia, Paulo Thadeu, Pedro Francisco, Phelipe Moreira, Rodrigo Rodrigues e Tharles Brandão receberam o Ministério de Leitor, e os seminaristas Gerferson Victoriano, Leonardo Carvalho e Paulo André Costa receberam o Ministério de Acólito.

Depois da comunhão, o seminarista Gerferson Victoriano proferiu algumas palavras. Falou da alegria de viver o Jubileu dos Seminaristas. Contou um pouco da história dos seminários da nossa Diocese, tanto os atuais, quanto os já frequentado pelos seminaristas anteriormente. Agradeceu todos que contribuem com os seminários e com os seminaristas.

Louvemos a Deus pelos nossos seminaristas, e peçamos a Jesus Cristo, que continue chamando os jovens para a vocação sacerdotal.

Confira as fotos:

Confira a entrevista com Dom Jailton:

Matéria: Sara Lima.

Fotos: Maiane e Maira.

Entrevista: Julian Rigo e Sara Lima.

Edição de fotos e vídeo: Hanna Lima.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo