Diocese ganha quatro diáconos transitórios: Manoel Neto, Mathaus Sales, Sávio Fiorot e Vitor Aguilar
No último sábado, dia 13 de Agosto de 2022, no mês que a Igreja do Brasil celebra as vocações e no dia da Festa de Santa Dulce dos Pobres, o povo de Deus reuniu-se na Catedral São Pedro para participar da Ordenação Diaconal de Manoel Neto, Mathaus Sales, Sávio Fiorot e Vitor Aguilar. A celebração teve início às 18h, foi presidida pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Jailton de Oliveira Lino, psdp, bispo diocesano, e concelebrada pelos sacerdotes da Diocese. Participaram também, os familiares dos candidatos ao Diaconado, religiosos (as), seminaristas, o Diácono Bruno da Diocese de Rubiataba – Mozarlândia – GO, o Diácono Igor da Diocese Teófilo Otoni – MG e fiéis leigos(as) de toda Diocese.
Após a proclamação do Evangelho, os candidatos ao Diaconado foram apresentados ao Bispo Diocesano pelo Reverendíssimo Padre Isael, Reitor do Seminário Maior São João Paulo II.
Dom Jailton iniciou a homilia saudando os sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos(as), os membros do Serviço de Animação Vocação Diocesana, e as paróquias de origem dos candidatos ao Diaconado, assim como seus pais. Em sua homilia, falou sobre o chamado a Santidade, a qual todos nós somos chamados, em todas as vocações.
“A santidade é a meta, é o fim, é o desfecho.”
Também discorreu sobre a vocação, e sobre o Diaconato.
“O diaconado é o primeiro grau do sacramento da Ordem. Mas tem natureza própria. Não é trampolim.”
Terminada a homilia, os ainda seminaristas declararam o propósito de exercerem o Ministério Diaconal em conformidade com a vontade de Cristo e da Igreja, sob a orientação do bispo, a quem juraram obediência. Após a recitação da Prece Litânica, Dom Jailton impôs as mãos sobre as cabeças dos ordenandos. Em seguida receberam as vestes diaconais para que fossem vestidos, com a ajuda de sacerdotes. Já ordenados, os neo-diáconos receberam o Evangeliário, que é o livro dos Evangelhos.
Ao final da celebração, Dom Jailton anunciou onde os Diáconos irão exercer seu Ministério:
- Diácono Manoel Freire de Oliveira Neto: Paróquia Nossa Senhora das Graças – Lajedão.
- Diácono Mathaus Sampaio Sales: Paróquia Santa Rita de Cássia e Animador Vocacional da Diocese.
- Diácono Sávio Marques Fiorot: Paróquia São José Operário – Teixeira de Freitas e na Cúria Diocesana.
- Diácono Vitor Alves de Aguilar: Paróquia Senhor Bom Jesus – Ibirapuã.
A Diocese de Teixeira de Freitas –Caravelas/BA louva a Deus pela vida e pelo sim dos novos diáconos.
Sobre o Diaconado:
O diaconado é uma vocação ministerial, seu nome vem do termo ‘diaconia’ que significa serviço. O ministério diaconal possui três dimensões: o serviço da Palavra de Deus, o serviço da Caridade e o serviço da Liturgia. Os diáconos podem ser transitórios ou permanentes. O diaconado transitório é o primeiro grau do Sacramento da Ordem. Os diáconos transitórios permanecem por um período específico até completar sua formação e serem ordenados padres.
Fonte: https://www.a12.com/redacaoa12/igreja/o-ministerio-do-diaconado-permanente-no-brasil
Confira as fotos:
Confira as entrevistas:
Créditos:
Entrevista: Gabrielle e Marcos.
Fotos: Jorge Rafael e Maiane.
Edição de Fotos e Vídeos: Hanna Lima.
Texto: Sara Lima.
Vídeos: Marcos.