Padre Roberto participa do Consistório Ordinário Público para criação de novos Cardeais e voto de algumas Causas de Canonização
No dia 27 de Agosto de 2022, às 16h, na Basílica de São Pedro em Roma, aconteceu o Consistório Ordinário Público para a criação de novos Cardeais e para o voto de algumas Causas de Canonização. Na ocasião, o Papa Francisco impôs o barrete vermelho nos pastores provenientes dos cinco continentes. Dos novos cardeais, dois são brasileiros: Dom Leonardo Steiner, arcebispo metropolitano de Manaus, e Dom Paulo Cezar, atual arcebispo de Brasília. Ao final do rito de criação dos novos cardeais, foi lido o voto para a canonização do fundador dos scalabrinianos, João Batista Scalabrini, e do leigo salesiano, Artêmides Zatti. Nos dias 29 e 30 de agosto, ocorreu o encontro sobre o Praedicate Evangelium.
O Padre Roberto Pereira da Silva, que está em Roma para cursar Mestrado em Teologia Espiritual, falou com a PASCOM sobre esse momento.
Para mim é uma graça inexplicável de participar desse momento histórico da Igreja, que é a criação de novos cardeais, dentre eles dois brasileiros. De estar todos os cardeais do mundo todo. Mas o que me mostra uma coisa importante é a universalidade da Igreja. A Igreja é Católica, é universal, e reunido em torno do Santo Padre, o Papa Francisco. Então aquilo que a gente lia nos livros, na internet, eu tive a graça de experimentar na prática. Então, é uma graça muito grande poder viver, uma oportunidade que Deus me deu, que a Igreja me deu também, de participar desse momento, e de poder colher os frutos de todas essas celebrações. Então para mim foi muito gratificante e emocionante de viver esse método do consistório.
Saiba mais sobre o Consistório: Hoje o Consistório com Francisco: 20 novas púrpuras e 2 Santos para a Igreja – Vatican News
Texto: Sara Lima