Notas OficiaisNotícias Diocesanas

Instalação do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano

Aconteceu no dia 9 de dezembro de 2022, na Capela de Adoração – situada na cidade de Teixeira de Freitas/ BA, a instalação do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano. A Celebração da Palavra teve início às 15h e foi presidida por Dom José Edson Santana de Oliveira – bispo da Diocese de Eunápolis, Dom Carlos Alberto dos Santos – bispo da Diocese de Itabuna e Dom Jailton de Oliveira Lino, psdp, bispo da Diocese de Teixeira de Freitas – Caravelas, e contou com participação de sacerdotes, diáconos, religiosos (as) e fiéis leigos (as).

Na celebração, os envolvidos nos ofícios do Tribunal foram apresentados publicamente e fizeram juramento de fidelidade perante os três bispos Diocesanos e demais presentes.

Em sua homilia, Dom José Edson ressaltou que o Tribunal Eclesiástico Interdiocesano é também expressão de um caminho sinodal e organismo transmissor da justiça, caridade e da paz:

“O papa Francisco tem insistido na promoção e acesso à justiça, e, consequentemente numa eclesialidade sinodal justa. Por isso, tendo em vista que o bispo diocesano, sozinho, não consegue dar conta de toda a prática canônica, esse Tribunal surge como instituição voltada atenciosamente aos desafios pastorais de nossas Dioceses, tendo em vista que está em primeiro lugar a salvação das almas (…)”.

Pela missão de pastores, os bispos olham para o Tribunal com esperança, delegando-lhe o poder de julgar acreditando que os oficiais deste organismo eclesial se empenharão com total doação ao serviço da justiça:

“Ninguém precisa fugir ou temer o direito, pois o peso da lei não existe para aquele que não a transgride. A nossa esperança e de que cada pessoa, em sua rica singularidade, seja atendida com dignidade e tenha garantida a proteção de sua imagem, bem como a segurança jurídica necessária para estar bem e em paz. (…) Que Deus nos assista e cumule de sabedoria no exercício da justiça, servindo com autoridade discreta e caridade discreta, sem que esqueçamos que Cristo é o centro, o justo Juiz, aquele que é caridade, mansidão e perdão “.

Após leitura do Decreto de Abertura, enviado pela Assinatura Apostólica, o Padre Edvaldo Francisco Cunha, vigário judicial, explicou que este Tribunal Interdiocesano é de suma importância para a realidade pastoral de ambas as Dioceses, sendo organismo de misericórdia para toda a Igreja, e efeito da inspiração do Espírito Santo.

Em seguida, Dom Jailton agradeceu aos presentes, de modo especial aos bispos diocesanos que partilham da alegria da abertura deste empreendimento em prol da salvação das almas. Além disso, ressaltou o papel importantíssimo do Padre Edvaldo Francisco para que a presente data fosse celebrada, levada a bom termo.

Texto: Sara Lima.

Entrevista, Fotos, Edição de fotos, Vídeo e Edição de vídeo: Hanna Lima.