Ritos Funerais de Dom Antônio Eliseu Zuqueto

Com grande emoção foi sepultado hoje, na cripta da nova Catedral Diocesana, o Bispo Emérito Dom Antônio Eliseu Zuqueto.

A celebração da acolhida de Dom Antônio na misericórdia de Deus, foi presidida pelo seu sucessor, Dom Carlos Alberto dos Santos e contou com a presença dos Bispos Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias (Bispo da Diocese de Colatina/ES) e Dom José Edson Santana Oliveira (Bispo da Diocese de Eunápolis). Estavam também presentes no presbitério, os padres da nossa Diocese, Freis da ordem dos Capuchinhos, à qual Dom Antônio era membro, e religiosos capixabas.

Milhares de fiéis acompanharam esse momento para prestarem suas últimas homenagens àquele que durante 23 anos se colocou a serviço dessa Diocese, conduzindo sempre com muita humildade. Tendo sido esta uma das características marcantes de sua personalidade.

No momento do sepultamento, somente os religiosos e familiares puderam ter acesso ao túmulo (devido ao tamanho do local que não comportaria a multidão), mas os fiéis puderam acompanhar através de telões devidamente instalados próximos ao altar.

Dom Antônio é o primeiro membro da Diocese de Teixeira de Freitas a ser sepultado na cripta que fica sob o altar da Nova Catedral Diocesana.