Notícias Diocesanas

Unidade: Clero da Diocese renova as promessas sacerdotais durante a celebração dos Santos Óleos

Entenda os significados da Missa tradicionalmente conhecida como do Crisma ou dos Santos Óleos!

Como todos os anos, fiéis, religiosos(as), consagrados(as), seminaristas, diáconos e padres se reúnem em torno do Bispo para juntos, celebrarem a Missa do Crisma, também chamada de Missa dos Santos Óleos ou da Unidade. Nesta segunda-feira, 03, a celebração aconteceu às 19h30, na Catedral São Pedro em Teixeira de Freitas.

Na Missa, em específico, são abençoados os óleos dos Catecúmenos, Unção dos Enfermos e do Crisma – daí ser chamada “Missa do Crisma” e dos Santos Óleos”. Também os sacerdotes renovam suas promessas sacerdotais que outrora foram feitas no dia de sua Ordenação Presbiteral.

“Que bom estarmos aqui reunidos no presbitério, para celebrar a unidade. A unidade é o princípio vital do nosso ser sacerdotal, do nosso ser cristão. Precisamos pedir continuamente, que Deus envie vocações para a sua Igreja. Agradeço de coração, como bispo da Diocese, a cada um dos nossos sacerdotes, dos nossos diáconos, pelo empenho, dedicação e zelo pastoral, por ajudar as pessoas a encontrarem a Deus e peço à todos vocês, irmãos e irmãs, que rezem pelos nossos padres, que rezem por nós, para que nós possamos libertar o nosso coração de tudo o que é ídolo e possamos dar primazia sempre, sempre… à Deus, a fim de que, os nossos olhos fiquem sempre fixos em Jesus”, disse Dom Jailton na homilia da Missa do Crisma, nesta segunda-feira Santa.

Somos chamados a rezar por nossos sacerdotes para que sejam robustecidos da graça do Espírito e possam realizar, em seu ministério, aquilo que é a imagem do Cristo na Terra. Além disso, é uma oportunidade ímpar para rezarmos pelas santas vocações. Uma comunidade que reza, torna-se uma fonte vindoura de vocações, como já disse o nosso bispo diocesano em outras celebrações.

Os significados de cada óleo e para que servem?

Óleo dos Catecúmenos
Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, liberta-o e prepara para o renascimento na água e pelo Espírito. 

Óleo do Crisma
Feito de mistura de Óleo de Azeite e Mirra, significa a plenitude do Espírito Santo. O cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento do Batismo, quando o sacerdote unge a criança na fronte, da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé, também na fronte.

Do mesmo modo, é usado no sacramento da Ordem, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. Os sacerdotes têm as mãos ungidas e na ordenação episcopal o Óleo do Crisma é derramado sobre sua cabeça, pois este último grau da ordem lhe concede a plenitude do Espirito Santo.

Óleo dos Enfermos
Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a pessoa provada pela doença e pelo avanço da idade. Traz fortalecimento para pessoa enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. A Unção dos Enfermos pode propiciar a cura física e espiritual, dá o perdão dos pecados e a conformidade com o desígnio de Deus.

Antes da benção final, Dom Jailton pediu uma salva de palmas para todo o clero que, incansavelmente tem ajudado às pessoas a encontrarem a Deus, bem como pela dedicação e zelo pastoral em nossa Diocese.

Encerrado o rito, os padres retornaram às suas comunidades levando consigo uma porção dos óleos que serão usados na prática dos sacramentos dos fiéis.

Acompanhe as fotos:

Acompanhe a transmissão ao vivo realizada:

Fotos e Texto: PASCOM DIOCESANA

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo