Notícias DiocesanasNotícias do Seminário

Kayo Campeche Barros é ordenado Presbítero na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima em Itamaraju

O neo-sacerdote escolheu como lema Presbiteral: “Vocavi te nomine tuo; meus es tu!” -“Chamei-te pelo teu nome; tu és meu!” (Is 43,1).

No sábado, 15 de julho, dia em que a Igreja celebra o dia de São Boaventura, doutor da Igreja, o Diácono Kayo Campeche Barros, foi ordenado presbítero para a Santa Igreja Particular, pela imposição das mãos do bispo diocesano, Revmo. Dom Jailton de Oliveira Lino, psdp, concelebrada pelos sacerdotes da Diocese e contou com a participação de seminaristas, religiosos(as), leigos(as) e familiares do candidato ao presbiterado. A Santa Missa Solene de Ordenação ocorreu às 17h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Itamaraju-BA.
A Igreja Matriz ficou repleta de fiéis, que vieram de várias foranias e até fora da circunscrição da Diocese. Eles acompanhavam atentamente cada Rito. Sinal importante na vida da Igreja, onde o Missal nas entrelinhas diz: “faça-se com a máxima participação dos fiéis”. O povo de Deus é quem usufrui dos dons concedidos ao ordenado, o pastor vive em benefício das suas ovelhas.

RITO DE ORDENAÇÃO PRESBITERAL

O segundo grau do ministério da Ordem é o presbiteral, denominado também por sacerdotal. Segundo o Pontifical Romano, a ordenação presbiteral é constituída por seis partes: eleição do candidato, homilia, propósito do eleito, ladainha, imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos e entrega da patena e do cálice.

Após a Liturgia da Palavra e a proclamação do Evangelho, iniciou-se então, o Rito de Ordenação, com a Eleição do candidato. O Pe. Emanoel chamou o ordenando, com as seguintes palavras: “Queira aproximar-se o que vai ser ordenado presbítero”. E, em pé, o candidato colocou-se diante do bispo, como sinal de prontidão, disse: “Presente”. Em seguida, Pe. Isael Silva designado para tal, pediu ao Dom Jailton para que ordene este irmão para a função de presbítero. O bispo, então, interrogou se o candidato é digno deste ministério. O padre respondeu que após ter averiguado junto ao povo de Deus e ouvido os responsáveis, com convicção declara ser testemunha de que este candidato foi considerado digno. Tendo esta resposta, o ordenante disse: “Com o auxílio de Deus e de Jesus Cristo, nosso Salvador, escolhemos este nosso irmão para a Ordem do presbiterado”. E todos disseram: “Graças a Deus”.

Dando sequência, Dom Jailton proferiu a Homilia. Saudou a todos com carinho que vieram de todas as comunidades paroquiais e pelos que acompanharam a celebração pelas redes sociais. O prelado falou sobre o contexto desta ordenação com o 3º Ano Vocacional da Igreja do Brasil, que este ano tem como tema, Vocação: graça e missão, expôs ao povo de Deus sobre este momento ser forte na vida da comunidade, bem como sobre o sacramento da Ordem Sacerdotal. E, dirige-se ao ordenando, admoestando e animando-o acerca deste ministério para o qual será ordenado.

“Sintamo-nos irmãos e irmãs bem-vindos, acolhidos e felizes, nesta Igreja. Toda vocação é, acima de tudo, uma graça e uma missão. É uma tarefa que Deus nos pede de realizar. O padre é chamado a servir o povo de Deus, e não o povo que ele escolhe, mas o povo que Deus o confia. O Kayo é chamado a servir a Jesus Cristo, mestre, sacerdote e pastor… Realiza com verdadeira caridade e com alegria constante o mistério de Cristo sacerdote, jamais procurando os seus interesses, mas sim, e sobretudo, os interesses de Jesus Cristo. Frase, portanto, diante de ti, o exemplo do bom pastor, Ele que não veio para ser servido, mas para servir e para buscar e salvar o que estava perdido. Ame a tua Igreja que é a tua mãe; procure fazer crescer dentro do nosso presbitério o dom da fraternidade, da acolhida, da alegria, do respeito e do amor recíproco. Que a Mãe de Fátima, que tu aprendeste a amar, desde a mais tua tenra idade, tome as tuas mãos sacerdotais e te sustente como sacerdote, como discípulo do Senhor, nos caminhos de Deus!”, disse o Dom Jailton.

Em seguida, deu continuidade ao rito de Ordenação, com o Propósito do Eleito, onde o eleito responde às perguntas interrogadas pelo bispo. Neste momento, o ordenando, ao responder confiante “quero”, afirma perante ao bispo e a assembleia o propósito de aceitar os encargos que a missão lhe espera. Logo depois, Dom Jailton convidou o povo a rogar a Deus Pai que derrame a sua graça sobre este seu servo, que Ele escolheu para o cargo de presbítero. O eleito então deita-se, assim como todos os demais para a ladainha. Terminada a ladainha, o bispo e todos os presbíteros presentes pediram a Deus pelo ordenando. Esse, estando de joelhos e, em silêncio, Dom Jailton lhe impôs as mãos sobre a cabeça, seguido pelos presbíteros. Um dos momentos de grande emoção da celebração para ordenado e os presentes foi a paramentação do neo-sacerdote, quando ele foi revestido da estola sacerdotal e da casula, sinais do poder e do serviço sacerdotal. Após, de joelhos, a palma das mãos do Pe. Kayo foi ungida por Dom Jailton com o óleo do santo Crisma. Logo após, o bispo amarrou as mãos do ordenado, e, onde for costume, foi desamarrada pela sua mãe, a qual recebeu a primeira bênção sacerdotal. A seguir, Pe. Kayo recebeu a Patena e o Cálice, a fim de ser usados nas Missas. Por fim, como sinal de acolhimento e unidade ao neo-sacerdote, o bispo e os demais presbíteros presentes o abraçaram. Seguiu, então, a Liturgia Eucarística, onde o ordenado pôde exercer, pela primeira vez, o seu ministério, concelebrando-a com Dom Jailton e os outros membros do presbitério.

Após a Comunhão, o neo-sacerdote, Pe. Kayo Campeche proferiu algumas palavras. Antes da bênção final, Dom Jailton agradeceu os fiéis da Paróquia Nossa Senhora de Fátima pelas orações, “as vocações surgem através da comunidade que reza”. Agradeceu também a Deus por conceder novos sacerdotes para a Messe do Senhor.

“Esse será um grande Sacerdote, para a Glória de Deus e da sua Igreja. Muito feliz por você meu amigo Kayo, que o Senhor frutifique sempre e cada vez mais o seu Ministério”, disse Fábio dos Santos Costa, que acompanhou atentamente a ordenação pelas redes sociais da Diocese.

Quem também expressou grande alegria pelo sim dado a Deus e a Igreja foi Ana Dalmaschio. “Feliz pela sua decisão de servir ao Senhor inteiramente por toda a vida! Coragem, força e perseverança em sua caminhada! Que Deus te abençoe, meu querido!”.

Neste ano de 2023, a Diocese de Teixeira de Freitas rejubila em graça por ganhar oito recém-ordenados padres, são eles, Mathaus Sampaio Sales, Vitor Alves de Aguilar, Sávio Marques Fiorot, Manoel Freire de Oliveira Neto, Gerferson Victorino dos Santos, Leonardo Victor Rodrigues Carvalho, Paulo André Costa de Jesus e Kayo Campeche Barros, este último ordenado no final da tarde deste sábado.

Louvemos a Deus pelo sim dado do neo-sarcedote e peçamos ao Senhor da Messe que continue chamando outros operários para esta tão bela vocação.

Créditos:
Entrevistas: Gabrielle e Marcolino
Fotos: Juliana Porto
Texto: Arnaldo Santos.
Transmissão: Pascom Nossa Senhora de Fátima de Itamaraju
Edição de Fotos e Vídeos: Diego e Hanna

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo