Diocese de Teixeira de Freitas – Caravelas ordena 8 Diáconos para servir a Igreja de Cristo

Na tarde deste último sábado, 16 de dezembro de 2023, com muita alegria, a Diocese de Teixeira de Freitas – Caravelas ordenou 8 Diáconos para servir a Igreja de Cristo, a saber, Diego Cláudio, Giovane Cruz, Henrique Correia, Paulo Thadeu, Pedro Francisco, Phellipe da Fé, Rodrigo Rodrigues e Thales Brandão. A Ordenação Diaconal, que teve como lema “Servir ao Senhor com Alegria”, foi realizada às 17h na Catedral Diocesana situada na cidade de Teixeira de Freitas – BA, sendo presidida pelo Reverendíssimo Excelentíssimo Dom Jailton de Oliveira Lino (psdp), bispo Diocesano, e concelebrada pelo clero diocesano e de outras dioceses, contando com a presença de religiosos(as), fiéis, amigos e familiares dos candidatos ao Diaconado.
Após a Proclamação do Evangelho, deu-se início ao rito da Ordenação Diaconal com a Eleição dos candidatos, momento no qual os seminaristas se apresentaram diante do bispo diocesano. Em seguida, o Pe. Isael Silva, Reitor do Seminário São João Paulo II, solicitou ao bispo diocesano a Ordenação Diaconal dos candidatos ali apresentados.
Dando continuidade a celebração, Dom Jailton iniciou sua homilia saudando os ordinandos, os sacerdotes presentes da nossa diocese e de outras dioceses, irmãos e irmãs da vida religiosa, familiares, irmãos e irmãs em Cristo de toda diocese, aos fiéis das paróquias de origem dos ordinandos e aos fiéis que acompanhavam pelas redes sociais da Diocese. Falou do seu sentimento sempre que celebra uma Ordenação Diaconal e Presbiteral. Ainda, disse Dom Jailton, “Deus se usa do Reitor para chamar a se aproximar do altar do Senhor. E esta palavra nós nunca podemos esquecer. Aproximem-se, fiquem próximos”. Falou também sobre a missão do Diácono na Igreja e sobre a importância da boa vivência deste tempo para que tão logo possam receber o segundo grau da Ordem, o presbiterado. Ressaltando o lema escolhido pelos candidatos, falou da importância deles servirem sempre com alegria. Dom Jailton concluiu a homilia pedindo a intercessão da Santa Virgem Maria no Ministério Diaconal dos candidatos.
Após a Homilia, deu-se a continuidade do Rito da Ordenação com o Propósito dos Eleitos, onde os candidatos prometeram respeito e obediência ao bispo e seus sucessores, seguida da Ladainha de todos os Santos, e do Rito da Imposição das Mãos e Prece da Ordenação.
Um momento de grande emoção foi quando os Neo Diáconos receberam suas vestes litúrgicas diaconais e posteriormente foram apresentados à Comunidade, sendo acolhidos com uma salva de palmas. Em seguida, receberam o livro do Evangelho pelas mãos do bispo diocesano, e posteriormente foram acolhidos por ele com um abraço fraterno.
Após a Eucaristia, o néo Diácono Henrique Santos Correia proferiu um discurso de agradecimento. Em seguida, Dom Jailton também proferiu um discurso de agradecimento, começando por agradecer pela providência de Deus e pela ordenação dos diáconos, chamando de presente de Natal. Em seguida, anunciou a primeira missão dos neo-diáconos. O Diácono Rodrigo irá exercer o ministério do diaconato na Paróquia São Lourenço em Teixeira de Freitas. O Diácono Pedro Francisco irá exercer o ministério do diaconato na Paróquia São José Operário em Itabatan. O Diácono Paulo Thadeu irá exercer o ministério do diaconato na Paróquia São Pedro em Teixeira de Freitas. O Diácono Charles irá exercer o ministério do diaconato na Paróquia São Benedito em Posto da Mata. O diácono Diego Cláudio irá exercer o ministério do diaconato na Paróquia Santo Antônio em Teixeira de Freitas. O Diácono Henrique irá exercer o ministério do diaconato na Paróquia São Bernardo em Alcobaça. O Diácono Giovani irá exercer o ministério do diaconato na Paróquia São José Operário em Teixeira de Freitas. O Diácono Phellipe irá exercer o ministério do diaconato na Paróquia Santo Antônio em Caravelas.
Louvado seja Deus pela vocação e pelo SIM desses vossos filhos. Que eles possam a cada dia buscar fazer a vontade de Deus.
A Ordenação dos Diáconos – “Para o Serviço”
No grau inferior da hierarquia, encontram-se os diáconos. As mãos lhes são impostas “não para o sacerdócio, mas para o serviço”. Para a ordenação do diaconado, só o Bispo impõe as mãos, significando assim que o diácono está especialmente ligado ao bispo nas tarefas de sua “diaconia”.
Os diáconos participam, de modo especial, na missão e na graça de Cristo. São marcados pelo sacramento da Ordem com um sinal (“caráter”) que ninguém pode apagar e que os configura a Cristo que se fez “diácono”, isto é, servidor de todos. “Cabe aos diáconos, entre outros serviços, assistir o Bispo e os padres na celebração dos divinos mistérios, sobretudo na Eucaristia; distribuir a Comunhão; assistir ao Matrimônio e abençoá-lo; proclamar o Evangelho e pregar; presidir os funerais; consagrar-se aos diversos serviços da caridade”.
Fonte: Catecismo da Igreja Católica.
Por PASCOM Diocesana



































