Notas OficiaisNotícias DiocesanasNotícias em Destaque

Caminhada do Perdão

"Hoje é dia de caminhar em direção ao Senhor, que venceu as tentações." Padre Paulo César

No último dia 03 de Março de 2024, a cidade de Teixeira de Freitas, Bahia, testemunhou um momento de fé e reconciliação durante a realização da “Caminhada do Perdão” da forania São Pedro, pertencente à Diocese. Este evento, que contou com a participação de diversos padres, diáconos e membros de toda a forania, foi marcado por uma atmosfera de espiritualidade e união.

O encontro teve início às 6 horas da manhã com uma emotiva Missa na Catedral São Pedro, proporcionando aos participantes a oportunidade de receber bênçãos e fortalecer os laços espirituais.

Na homilia, o Padre Paulo Cesar disse: “Hoje, sim, neste domingo, é dia de voltar ao Senhor, com gemidos, lágrimas e orações, rasgando o coração e não as vestes. Hoje é dia de caminhar em direção ao Senhor, que venceu as tentações. Também é dia de lembrarmos que no monte sagrado, na montanha, Ele brilhou para nos ensinar não apenas que não há vitória sem cruz, mas que após a morte vem a vida. Não uma vida qualquer, mas uma vida plena. Hoje é dia de vir ao templo, abandonar nossos ídolos e deixar de negociar com Deus como se fôssemos mercadores da fé, e nos render plenamente à sua vontade, pois Ele nos conhece por dentro.”

Ele ainda ressaltou a antífona do domingo: “Tenho os olhos fitos no Senhor, pois livra meus pés da armadilha. Olhai para mim, tende piedade, pois vivo só e infeliz.” (Salmo 24), onde fala para os homens e mulheres de hoje que, quando se sentirem fracos e sozinhos, é ali que Deus estará.

Logo em seguida, a chuva que abençoou o dia trouxe consigo desafios, levando à adaptação da Via Sacra, que aconteceu de forma especial dentro da Igreja, preservando assim a essência do evento. A participação massiva de membros da forania São Pedro e dos padres, reflete o comprometimento da comunidade em busca do perdão e da reconciliação, mesmo diante das adversidades climáticas. A Caminhada do Perdão não apenas reforçou os vínculos espirituais entre os presentes, mas também ressaltou a resiliência e a devoção compartilhada.

Este evento não apenas se tornou um marco de fé, mas também um testemunho da capacidade da comunidade de se unir em momentos desafiadores. Que essa experiência sirva como inspiração para futuras caminhadas espirituais e para a contínua busca pelo perdão e pela paz.

Por PASCOM Diocesana