Notícias DiocesanasNotícias em Destaque

Coordenador da Comissão Bíblico-catequética será o primeiro do Regional NE3 a ser instituído no Ministério de Catequista

O coordenador da Comissão Bíblico-catequética, Flávio Souza dos Santos, e fiel da Diocese de Eunápolis, será o primeiro catequista do Regional Nordeste 3 a ser instituído neste ministério, durante a 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. A Santa Missa com o rito de instituição acontecerá no Santuário Nacional, em Aparecida (São Paulo), no dia 13 de abril, às 7h, com transmissão pela TV Aparecida.

“Através deste ofício, a Igreja define o valor do catequista como uma pessoa muito importante na vida da Igreja. Reconhece e encoraja o compromisso dos leigos com a edificação e a evangelização. Os catequistas estão sempre no caminho da evangelização. Através do Ministério, garantiremos que os leigos sejam melhor formados e preparados para partilhar a sua fé, colaborando de forma mais consistente e eficaz no crescimento das comunidades cristãs”, afirmou Flávio.

Junto com ele, também serão instituídos no ministério de catequistas homens e mulheres Dos outros 18 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “Catequistas, a Igreja finalmente reconheceu o nosso ministério através do Papa Francisco. Sinto-me humilde e emocionado com tal presente. Estou em dívida com meus pais, que foram responsáveis ​​pela minha formação e dedicação, e com muitas pessoas que conheci e ainda encontro ao longo do caminho. Gratidão a Dom Dirceu, presidente do Regional NE 3, a Dom José Genivaldo, minha referência catequética, a Dom Edson, Bispo da Diocese de Eunápolis, e a todos os bispos de nosso amado Regional. Gostaria de agradecer pela doação de cada um de vocês. Sejam firmes em sua crença de que todos podem servir e que muitos serão capazes de servir através deste Ministério. Isto resultará em mais pessoas evangelizadas do que há hoje, e a catequese não será mais um ‘atalho’ fácil para receber os Sacramentos, mas sim uma verdadeira introdução à vida cristã”, disse.

Aos catequistas, Flávio fez um pedido: “Faço a vocês, catequistas, o mesmo pedido que o Papa Francisco fez em 2013: ‘Criatividade! E não tenha medo de quebrar seus planos! Quando ficamos presos a um plano, a um grupo, a uma ideia, ficamos piores, adoecemos. Mergulhemos em águas mais profundas, no contato com Deus, com Jesus na Eucaristia e na experiência com Espírito Santo’”, concluiu.

Sobre o Ministério

Instituído pelo Papa Francisco com o motu proprio Antiquum Ministerium, do dia 10 de maio do ano de 2021, o ministério de catequista “é um serviço estável prestado à Igreja local de acordo com as exigências pastorais identificadas” pelo bispo, e que devem ser desempenhadas de acordo com a condição de cristãos leigos e leigas que recebem este ministério.

O Papa Francisco destacou que o ministério instituído de Catequista seja conferido a “homens e mulheres de fé profunda e maturidade humana, que tenham uma participação ativa na vida da comunidade cristã, sejam capazes de acolhimento, generosidade e vida de comunhão fraterna”. O pontífice também orientou que esses fiéis devem receber a devida formação bíblica, teológica, pastoral e pedagógica, “para ser solícitos comunicadores da verdade da fé, e tenham já maturado uma prévia experiência de catequese”. Outro requisito é que “sejam colaboradores fiéis dos presbíteros e diáconos, disponíveis para exercer o ministério onde for necessário e animados por verdadeiro entusiasmo apostólico”.

Com informações da CNBB

Fonte: https://cnbbne3.org.br/coordenador-da-comissao-biblico-catequetica-sera-o-primeiro-do-regional-ne3-a-ser-instituido-no-ministerio-de-catequista/