Notícias DiocesanasNotícias em Destaque

Formação diocesana do Clero

Aconteceu durante os dias 14, 15 e 16 de maio, no Centro Diocesano, em Teixeira de Freitas, a formação do Clero. Tendo como palestrante convidado o frade carmelita Vagner Sanagiotto, doutor em Psicologia, dedicado no estudo da Psicopatologia na vida religiosa consagrada e presbiteral, tendo diversos livros publicados sobre o assunto.
Nesses dias tão importantes de aprendizado e partilha, o clero pôde se ver abordado em sua integridade humana, de modo a reconhecer a necessidade do melhor investimento das próprias energias e recursos no autocuidado e na formação humana, dado que o que a Igreja precisa é de sacerdotes e religiosos plenamente humanos.

  1. Burnout e exaustão: A sobrecarga de responsabilidades pode levar à exaustão física e emocional, resultando em burnout. A Sagrada Congregação para o Clero, em seu documento “O Dom da Vocação Presbiteral”, destaca a importância da saúde integral do presbítero, afirmando que “o cuidado da própria pessoa é uma condição indispensável para poder levar o cuidado aos outros” (n. 32). A formação permanente deve incluir estratégias de autogerenciamento, cuidado pessoal e equilíbrio entre vida pessoal e ministério.
  2. Relações sociais: O isolamento ou relações insatisfatórias podem impactar negativamente a saúde mental do presbítero e a comunidade que ele serve. O mesmo documento da Sagrada Congregação para o Clero ressalta a importância do apoio mútuo entre os presbíteros, afirmando que “é necessário que os presbíteros, num clima de respeito mútuo e de caridade fraterna, se ajudem reciprocamente” (n. 46).
  3. Domínio físico: O cuidado com a saúde física é essencial para a integridade do presbítero. O documento da Sagrada Congregação para o Clero destaca que “o presbítero deve, em todas as circunstâncias, esforçar-se por manter-se em boa forma física” (n. 47). O Papa Francisco também destaca que um padre saudável é capaz de servir melhor ao seu rebanho. Portanto, a formação permanente pode oferecer orientações sobre práticas de autocuidado e promover um estilo de vida equilibrado, conforme orientações do Santo Padre e dos documentos da Sagrada Congregação para o Clero.

A formação permanente do presbítero é fundamental para garantir a integridade do sacerdote como pessoa humana, conforme destacado pela Sagrada Congregação para o Clero e pelo Papa Francisco em várias ocasiões, enfatizando a importância do cuidado do padre consigo mesmo para cuidar com eficácia do rebanho. Rezemos pelo clero de nossa Diocese e o auxiliamos na medida do possível não só com nossas orações, mas com a presença filial e cooperação nas mais diversas vicissitudes do seu apostolado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo