Notícias Diocesanas

Diáconos fazem juramento e profissão de fé

“A Igreja é viva e a cada dia está mais jovem!” (Bento XVI).

Aconteceu nesta quarta-feira, dia 17 de julho, na Capela do Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha/RS a Santa Missa com a solene profissão de fé e juramento de fidelidade dos diáconos Diego Cláudio, Giovane Cruz, Henrique Correia, Paulo Thadeu, Pedro Francisco, Phellipe da Fé, Rodrigo Rodrigues e Thales Brandão, que serão ordenados presbíteros para Igreja de Nosso Divino Senhor Jesus Cristo no próximo dia 27 de julho, na Catedral Diocesana. Além deles, também o seminarista David dos Anjos, que será ordenado diácono no dia 03 de Agosto, na igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima, em Itamaraju, professou solenemente a límpida Fé Católica e jurou fidelidade diante do Bispo, abraçando desde já as obrigações inerentes ao ministério.

A Profissão de Fé e o juramento de fidelidade são requisitos que os candidatos ao sacerdócio devem cumprir antes da ordenação, de modo que pode-se defini-las da seguinte maneira:

A Profissão de Fé é um ato solene no qual o candidato declara sua adesão à límpida fé católica e aceita o reto ensinamento da Igreja. Durante a profissão de fé, o candidato não só afirma sua adesão às verdades fundamentais da Igreja, mas também sua disposição de ensinar de acordo com o Magistério, a Tradição e as Escrituras. Este ato é crucial porque um sacerdote é chamado não apenas para administrar os sacramentos, mas para, em comunhão com o Bispo diocesano, exercer a Tria Munera, ensinar, governar e santificar o rebanho.

O juramento de Fidelidade “complementa” a profissão de fé, onde o candidato promete fidelidade ao Magistério da Igreja, sendo também uma garantia de que o sacerdote em formação está comprometido em seguir as orientações pastorais e as decisões doutrinais da Igreja, promovendo a unidade e a integridade na fé católica.

A Diocese de Teixeira de Freitas/ Caravelas se alegra, pois, mais uma vez, têm mostras concretas de que Deus continua chamando operários para Sua Messe, enviando-os em seu Nome, garantindo o cumprimento de Sua promessa: “estarei convosco até o fim dos tempos” (Mt 28,20).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo