Notas OficiaisNotícias Diocesanas

Notícias Diocesanas – 10/2024

Outubro – Mês das Missões

As Pontifícias Obras Missionárias e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) iniciaram, no dia 1º de outubro, o Mês Missionário. É um período para reflexões e ações da Igreja em todo o país. O lema deste ano foi escolhido pelo Papa Francisco: “Ide, convidai a todos para o banquete” e o tema “Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo”. Um convite para estar em comunhão com a Igreja.

Por que outubro é o mês das missões?
O mês de outubro começa com a comemoração de Santa Teresinha do Menino Jesus, reconhecida pela Igreja como a padroeira das missões. O missionário precisa levar a Boa Nova, que é um anúncio de paz, e leva aos mais necessitados a misericórdia que vem do Senhor. Deus, que é Pai das Misericórdias, enviou o seu próprio Filho para evangelizar os pobres, sarar os de coração contrito, anunciar o ano da graça e levar a salvação a todos os povos.
Outubro também é o mês de Nossa Senhora Aparecida, a mais santa de todas as mulheres. Falando tão pouco e de modo tão suave, ela dizia tudo no silêncio de seu coração. Quem medita e conhece o Evangelho sabe que Jesus e Maria nutriam especial predileção pelo silêncio, pelos lugares desertos. Silêncio é terapia, calmante, reconforto, reabastecimento psicológico, físico e espiritual
Na mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões deste ano, ele reforça que “a existência de Cristo tem um caráter missionário”, por isso “os homens e mulheres que o seguem mais de perto assumem plenamente esse mesmo caráter”. Por isso, a Igreja é, por natureza, missionária. Porque é herdeira da missão do próprio Cristo, de ser luz para os povos, anunciando e testemunhando o Evangelho.
Ainda em sua mensagem, Francisco disse que “a missão não é proselitismo ou mera estratégia; a missão faz parte da gramática da fé, é algo imprescindível para quem escuta a voz do Espírito que sussurra ‘vem’ e ‘vai”. Citando a sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, ele reafirma que quem segue Cristo se torna missionário e sabe que Jesus “caminha com ele, fala com ele e respira com ele. Sente Jesus vivo junto com ele no compromisso missionário” (EG, 266). Francisco fala da missão como paixão que emana do encontro com Jesus Cristo e contagia as pessoas. “Ele quer servir-se de nós para chegar cada vez mais perto de seu povo amado e de todos aqueles que o procuram de coração sincero”. Nessa missão, “todos são chamados a anunciar o Evangelho por meio de seu testemunho de vida”.
Assim, todo cristão, pela força do batismo que recebeu, participa da missão da Igreja: anunciar o Evangelho em todo canto, formando discípulos missionários (cf. Mt 28,19). A Igreja de Jesus Cristo é uma Igreja estado permanente de missão, ou, como nos diz o papa Francisco, uma Igreja “em saída”, servidora, capaz de ir às periferias do mundo, não só geográficas, mas também existenciais, e aí “lavar os pés” de tantos irmãos, manifestando a ternura de Deus.

Dom Jailton de Oliveira Lino, psdp

1. Criação da Paróquia Santo Antônio – Nova Lídice: com muita alegria comunicamos que após, praticamente, um ano de criação da Quase Paróquia Santo Antônio – Nova Lídice, após consultar o Conselho de Pastoral da Quase Paróquia e o Colégio dos Consultores, Dom Jailton de Oliveira Lino resolveu acolher o pedido do Pe. Douglas e Pe. Mathaus para criar a Paróquia Santo Antônio – Nova Lídice. A celebração eucarística na qual será criada a nova Paróquia será no dia 06 de dezembro, às 19:00h, em Nova Lídice. A celebração será presidida pelo bispo diocesano. Demos graças a Deus pelo processo que está fazendo esta Quase Paróquia e pela sua elevação a Paróquia.

2. Pe. Roberto Pereira da Silva: no final do mês de setembro o Pe. Roberto retornou da Itália onde fez mestrado em Teologia, com especialização em Teologia Espiritual. Queremos parabenizar este nosso irmão pelo esforço e comprometimento com os estudos ao longo destes anos. Certamente, será um grande bem para ele e para todos que Deus dele aproximar. Nossa Diocese se sente muito lisonjeada com a aprovação do Pe. Roberto. Com a chegada deste nosso irmão, nosso bispo diocesano o nomeou como Vice Reitor do Seminário Maior São João Paulo II e membro da Comissão Diocesana de Formação. Deus abençoe esta nova missão do Pe. Roberto. Seja bem-vindo.

3. Mestre de Cerimônias da Diocese e assessor eclesiástico do Coro Diocesano: com a ida Pe. Marcos para a Itália, a quem agradecemos pelos serviços prestados como Mestre de Cerimônias, Dom Jailton de Oliveira Lino nomeou o Pe. Leonardo Carvalho como Mestre de Cerimônias da nossa Diocese e assessor eclesiástico do Coro Diocesano. Agradecemos ao Pe. Leonardo pela disponibilidade ao serviço da nossa amada Igreja Diocesana.

4. Assembleia Diocesana: acontecerá no dia 26 de outubro, no Centro Diocesano de Formação, nossa Assembleia Diocesana de Pastoral. A Assembleia terá início às 07:00h com celebração eucarística presidida pelo nosso bispo diocesano. A Assembleia será assessorada pelo Pe. Marcos Alcântara da Diocese de Ilhéus. Quem deve participar: Bispo, os padres, Diáconos, Coordenadores Diocesanos das Pastorais e Movimentos, Coordenadores das Paróquias e Representantes da Vida Consagrada. Que Deus abençoe este momento importante da nossa Igreja Diocesana.

Teixeira de Freitas, 15 de outubro de 2024

Pe. Ariston Domingues de Araújo
Chanceler do Bispado

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo