Notícias Diocesanas – 10/2024
Outubro – Mês das Missões
As Pontifícias Obras Missionárias e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) iniciaram, no dia 1º de outubro, o Mês Missionário. É um período para reflexões e ações da Igreja em todo o país. O lema deste ano foi escolhido pelo Papa Francisco: “Ide, convidai a todos para o banquete” e o tema “Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo”. Um convite para estar em comunhão com a Igreja.
Por que outubro é o mês das missões?
O mês de outubro começa com a comemoração de Santa Teresinha do Menino Jesus, reconhecida pela Igreja como a padroeira das missões. O missionário precisa levar a Boa Nova, que é um anúncio de paz, e leva aos mais necessitados a misericórdia que vem do Senhor. Deus, que é Pai das Misericórdias, enviou o seu próprio Filho para evangelizar os pobres, sarar os de coração contrito, anunciar o ano da graça e levar a salvação a todos os povos.
Outubro também é o mês de Nossa Senhora Aparecida, a mais santa de todas as mulheres. Falando tão pouco e de modo tão suave, ela dizia tudo no silêncio de seu coração. Quem medita e conhece o Evangelho sabe que Jesus e Maria nutriam especial predileção pelo silêncio, pelos lugares desertos. Silêncio é terapia, calmante, reconforto, reabastecimento psicológico, físico e espiritual
Na mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões deste ano, ele reforça que “a existência de Cristo tem um caráter missionário”, por isso “os homens e mulheres que o seguem mais de perto assumem plenamente esse mesmo caráter”. Por isso, a Igreja é, por natureza, missionária. Porque é herdeira da missão do próprio Cristo, de ser luz para os povos, anunciando e testemunhando o Evangelho.
Ainda em sua mensagem, Francisco disse que “a missão não é proselitismo ou mera estratégia; a missão faz parte da gramática da fé, é algo imprescindível para quem escuta a voz do Espírito que sussurra ‘vem’ e ‘vai”. Citando a sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, ele reafirma que quem segue Cristo se torna missionário e sabe que Jesus “caminha com ele, fala com ele e respira com ele. Sente Jesus vivo junto com ele no compromisso missionário” (EG, 266). Francisco fala da missão como paixão que emana do encontro com Jesus Cristo e contagia as pessoas. “Ele quer servir-se de nós para chegar cada vez mais perto de seu povo amado e de todos aqueles que o procuram de coração sincero”. Nessa missão, “todos são chamados a anunciar o Evangelho por meio de seu testemunho de vida”.
Assim, todo cristão, pela força do batismo que recebeu, participa da missão da Igreja: anunciar o Evangelho em todo canto, formando discípulos missionários (cf. Mt 28,19). A Igreja de Jesus Cristo é uma Igreja estado permanente de missão, ou, como nos diz o papa Francisco, uma Igreja “em saída”, servidora, capaz de ir às periferias do mundo, não só geográficas, mas também existenciais, e aí “lavar os pés” de tantos irmãos, manifestando a ternura de Deus.
Dom Jailton de Oliveira Lino, psdp

1. Criação da Paróquia Santo Antônio – Nova Lídice: com muita alegria comunicamos que após, praticamente, um ano de criação da Quase Paróquia Santo Antônio – Nova Lídice, após consultar o Conselho de Pastoral da Quase Paróquia e o Colégio dos Consultores, Dom Jailton de Oliveira Lino resolveu acolher o pedido do Pe. Douglas e Pe. Mathaus para criar a Paróquia Santo Antônio – Nova Lídice. A celebração eucarística na qual será criada a nova Paróquia será no dia 06 de dezembro, às 19:00h, em Nova Lídice. A celebração será presidida pelo bispo diocesano. Demos graças a Deus pelo processo que está fazendo esta Quase Paróquia e pela sua elevação a Paróquia.
2. Pe. Roberto Pereira da Silva: no final do mês de setembro o Pe. Roberto retornou da Itália onde fez mestrado em Teologia, com especialização em Teologia Espiritual. Queremos parabenizar este nosso irmão pelo esforço e comprometimento com os estudos ao longo destes anos. Certamente, será um grande bem para ele e para todos que Deus dele aproximar. Nossa Diocese se sente muito lisonjeada com a aprovação do Pe. Roberto. Com a chegada deste nosso irmão, nosso bispo diocesano o nomeou como Vice Reitor do Seminário Maior São João Paulo II e membro da Comissão Diocesana de Formação. Deus abençoe esta nova missão do Pe. Roberto. Seja bem-vindo.
3. Mestre de Cerimônias da Diocese e assessor eclesiástico do Coro Diocesano: com a ida Pe. Marcos para a Itália, a quem agradecemos pelos serviços prestados como Mestre de Cerimônias, Dom Jailton de Oliveira Lino nomeou o Pe. Leonardo Carvalho como Mestre de Cerimônias da nossa Diocese e assessor eclesiástico do Coro Diocesano. Agradecemos ao Pe. Leonardo pela disponibilidade ao serviço da nossa amada Igreja Diocesana.
4. Assembleia Diocesana: acontecerá no dia 26 de outubro, no Centro Diocesano de Formação, nossa Assembleia Diocesana de Pastoral. A Assembleia terá início às 07:00h com celebração eucarística presidida pelo nosso bispo diocesano. A Assembleia será assessorada pelo Pe. Marcos Alcântara da Diocese de Ilhéus. Quem deve participar: Bispo, os padres, Diáconos, Coordenadores Diocesanos das Pastorais e Movimentos, Coordenadores das Paróquias e Representantes da Vida Consagrada. Que Deus abençoe este momento importante da nossa Igreja Diocesana.
Teixeira de Freitas, 15 de outubro de 2024
Pe. Ariston Domingues de Araújo
Chanceler do Bispado