Ordenação Diaconal do Seminarista Vitor Leite.
Na noite do dia 20 de dezembro, a Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Lajedão-BA, viveu um momento emocionante: a ordenação diaconal de Vitor Leite da Silva. A ordenação aconteceu na Matriz da Paróquia, às 19h, e contou com a presença de padres, diácono, seminaristas e autoridades religiosas, todos reunidos para testemunhar com um ato de fé o diaconato de Vitor Leite.
A ordenação diaconal ocorre dentro da celebração da Eucaristia. Após a Liturgia da Palavra, inicia-se o rito de ordenação com a apresentação do candidato. Este se dirige ao bispo e, em sinal de respeito e submissão, beija-lhe a mão. Em seguida, o padre Isael solicita ao bispo que conceda à Santa Mãe Igreja o ministério do diaconato para o candidato.
Eleição do candidato
A cerimônia foi presidida por Dom Jailton de OliveiraLino, Bispo Diocesano de Teixeira de Freitas-Caravelas, que com sua unção e oração impôs as mãos sobre Vitor Leite, conferindo-lhe o sacramento da Ordem. Este gesto, que simboliza a transmissão do ministério de serviço, marcou a entrada de Vitor na vida ativa como diácono, comprometido com os serviços litúrgicos.
Homilia
Em sua homilia, o bispo Dom Jailton ressaltou as seguintes palavras dirigidas ao diácono Vitor:
“Eu estou especialmente feliz por te ordenar, porque pude acompanhá-lo em todos esses anos que estou na Diocese. Já são quase sete anos que estamos juntos nesse processo, e isso me traz uma felicidade muito grande: ordenar alguém que acompanhei desde os primeiros momentos. Pude, com alegria, ver — e isso digo com muita franqueza a toda a comunidade aqui presente — como você foi crescendo e avançando com sacrifício…Por isso, Vitor, continue assim. Siga em frente com fé, uma fé que se renova de começo em começo, com começos que não têm fim.”
Ladainha
O bispo convidou o povo a rogar a Deus pela graça sobre Vitor que em um momento próximo se consagraria como o mais novo diácono da diocese. O candidato deitou-se em sinal de entrega total a Deus, enquanto a comunidade rezava a ladainha. Ao final, Dom Jailton rezou pedindo a bênção do Espírito Santo e a força da graça diaconal.
A celebração continuou com a liturgia eucarística, onde o novo diácono exerceu pela primeira vez o seu ministério, concelebrando com o Dom Jailton e os outros presbíteros presentes.
Neste momento de graça, é importante reconhecer o papel fundamental do diaconato na edificação da Igreja e na propagação da fé.
Agora, como Diácono, Vitor tem como missão auxiliar nas celebrações dos sacramentos, especialmente a Eucaristia e o Batismo, além de ser um servidor na assistência aos pobres, enfermos e necessitados. A ordenação diaconal é um passo importante em sua trajetória vocacional, e a Santa Mãe Igreja espera que ele continue a crescer espiritualmente, nesse período que o prepara para a Ordenação Presbiteral.