Notícias Diocesanas

PROGRAMAÇÃO – Mutirão de confissões no Setor I

Ocorrerá a partir desta semana o mutirão de confissões no Setor I de nossa diocese.

O sacramento da confissão é importante para que o fiel possa viver a quaresma em sua plenitude. Classificado como um sacramento de cura, a confissão, também chamada de sacramento da penitência ou reconciliação foi instituído pelo próprio Jesus Cristo, conforme o evangelho de São João:

“Depois dessas palavras (Jesus) soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem vocês perdoarem os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos” (Jo 20, 22-23).

Pe. Paulo Ricardo explica que são necessários três atos para que ocorra este sacramento: a contrição, a confissão e a satisfação.
A contrição nada mais é do que “uma dor da alma e uma detestação do pecado cometido, com o propósito de não mais pecar no futuro” (Cf. CIC, n. 1451).
Sem o arrependimento do penitente, não se pode conceder a absolvição. A confissão, evidentemente, é a exteriorização dos próprios pecados. Os penitentes têm a obrigação de se acusarem perante o sacerdote, enumerando “todos os pecados mortais de que têm consciência” (Cf. CIC, n. 1456).
A satisfação, por sua vez, visa a reparação do mal cometido. Não é parte essencial do sacramento, mas integra todo o corpo.

Prof. Felipe Aquino complementa que,

“A Confissão é o único tribunal nesta terra, onde você entra como réu, confessa-se culpado, e sai livre e perdoado.”

Confira os dias e as paróquias que receberão o mutirão em nossa diocese. Durante todos os dias o atendimento inicia-se às 19h:

20/03 – Paróquia São José Operário
21/03 – Paróquia Santo Antônio