Como Será o Rito da Posse de Dom Jailton?

Na próxima sexta-feira, 9 de fevereiro, às 19h, na Catedral São Pedro, o novo Bispo da Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas tomará posse oficialmente do cargo através de um rito de posse canônica específico da Igreja Católica. A celebração eucarística será presidida por Dom Jailton de Oliveira Lino, mas antes ele irá receber o Báculo, o cajado, símbolo do Bom Pastor, que é utilizado por Bispos, Arcebispos e pelo Papa.

No primeiro momento, Dom Jailton será recebido e beijará a Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, em sinal de sua entrega à Igreja de Teixeira de Freitas/Caravelas. Ele ingressa na Catedral São Pedro aspergindo o povo, e dirige-se  à Capela do Santíssimo Sacramento, onde permanecerá por alguns instantes em adoração. Em seguida, faz a veneração a imagem do apóstolo São Pedro, padroeiro da Diocese.

Dom Murilo, Arcebispo da Arquidiocese de São Salvador e nosso Metropolita, dá início à celebração, convidando Padre Roberto, chanceler da Cúria, a fazer a leitura da Bula Pontifícia. Após esse momento, Dom Murilo entrega a Dom Jailton o Báculo da diocese e o convida para sentar-se na Cátedra (cadeira de onde presidirá a diocese). Padre Ronaldo Cardoso falará em nome do Clero da Diocese, cumprimentando o Bispo em sinal de obediência e respeito. Esse será o momento em que todos os presbíteros, diáconos, seminaristas, religiosos(as) representando cada ordem ou instituto e um leigo representando a todos, saudarão o novo Bispo.

Após a saudação de todos, Dom Jailton saúda o Clero, beija o anel, retira a Mitra e depõe o Báculo. A partir daí, ele dará seguimento à celebração, com todos os ritos tradicionais da Santa Missa. Ao final, haverá a leitura da Ata de Posse.

A celebração será acompanhada por milhares de pessoas na Catedral São Pedro em Teixeira de Freitas e poderá ser assistida ao vivo pelo site da diocese (www.dioceseteixeiradefreitas.com.br).

Por PASCOM Diocesana.