Home / Formação / Qual o significado do Ofício das Trevas?

Qual o significado do Ofício das Trevas?

Segundo a tradição da Igreja Católica Apostólica Romana, reza-se ao cair da tarde o Ofício das Trevas durante a Semana Santa. Consiste em um conjunto de leituras,  salmos e preces penitenciais.

O nome surgiu por causa da forma que se utilizava antigamente para celebrar o ritual. As luzes da Igreja são apagadas, tendo somente um candelabro triangular, com velas acesas que se apagam aos poucos, conforme a leitura e cântico dos salmos feitos durante a cerimônia.

Na frente do altar é colocado um candelabro de 15 velas, lembrando o luto sentido pela morte de nosso Senhor Jesus Cristo.

O Ofício das trevas mostra, de forma bastante clara, a figura do servo sofredor e, junto dEle, nos colocamos rezando e meditando sobre os sofrimentos de Sua Paixão e Morte na Cruz. (Prof. Felipe Aquino)

A cada salmodia, o cerimoniário apaga uma das velas, fazendo memória aos discípulos, que de um a um foram abandonando Jesus, restando apenas a vela ao centro, que simboliza o Cristo.

Existem algumas explicações para o Ofício das Trevas, dentre elas:

• As trevas naturais de meia-noite ao anoitecer, ou seja, as horas destinadas à recitação do ofício, lembrando as palavras de Cristo preso nas trevas da noite: “Haec est hora vestra et potestas tenebrarum” (Esta é a vossa hora e do poder das trevas.) (Lc 22, 53);
  • As trevas litúrgicas, quando durante as cerimonias da paixão apagam-se todas as luzes na igreja, exceto uma;
  • As trevas simbólicas da paixão.

Os salmos e lamentações refletem o arrependimento e as súplicas de um povo que desde o antigo testamento, esperava a salvação de suas vidas.

Voltemos, nessa Semana Santa, o nosso olhar para os sofrimentos de Cristo, e que deixemos Ele ser a Luz, o centro de nossa vida. Entregando todas as nossas aflições, angústias, meditando suas dores, buscando viver o sacrifício, para com Ele e Nele, buscarmos a ressurreição.

Referências:

Dominus Vobiscum – //domvob.wordpress.com/2013/03/25/especial-semana-santa-voce-conhece-o-oficio-de-trevas/

Cléofas – cleofas.com.br/tudo-sobre-a-semana-santa-e-seus-simbolos/

Por PASCOM Catedral São Pedro e PASCOM Prado