Home / Formação / O Primado de Pedro

O Primado de Pedro

Neste tempo em que nossa amada Diocese de Teixeira de Freitas / Caravelas celebra do dia de seu Padroeiro e e em comunhão com toda a Igreja, celebra o Apóstolo São Pedro chefe dos Apóstolos, o Primeiro entre os iguais, o Servo dos servos de Deus. Também cabe a cada um de nós refletir de fato sobre esta precedência de São Pedro em relação aos demais Apóstolos. Uma as verdades contidas nesta afirmação sobre o seu primado está fundamentada em que isto não se dá simplesmente por conta de uma convenção ou de uma resolução conciliar. De fato o Primado de Pedro se dá por conta de um querer divino e de uma designação dada pelo próprio Senhor Jesus Cristo.

O Primado de Pedro então se apresenta como mandato estabelecido pelo próprio Cristo que o escolheu conforme disse: “apascenta as minhas ovelhas”. A quem outro Cristo deu esta ordem? A nenhum outro. Nem mesmo outro apóstolo, nem discípulo. Também a quem foi dada a primazia de entrar no túmulo e testemunhar que o Cristo não estava mais lá? Porque João com toda a curiosidade da juventude não entra no túmulo vazio? Seria porque ele tinha medo? Não.

É a Pedro que foi dada a primazia do testemunho e no testemunho de Pedro que a igreja fundamenta a sua fé. É a Simão (Pedro) que Cristo a parece, a nenhum outro testemunha ele apareceu e se manifestou em glória. Não é a outro que tem a primazia de dizer que irá fazer tendas para que possam melhor se abrigar os grandes Moises e Elias. A Lei e os Profetas.

Pedro quem já ai na transfiguração prefigura o que deveria acontecer com a Igreja, vamos construir tendas. Tenda esta que outrora era o Templo do Senhor. A Tenda da Reunião do Povo eleito de Deus. São Pedro edifica a Igreja de Cristo. Ele é quem tem a iniciativa da construção como pedra fundamental. Não como a Angular, porque esta é o Próprio Cristo, mas como pedra principal na construção do Reino do Senhor. É ao “Primeiro entre os Iguais” que se é entregue as Chaves para ligar e desligar. É a ele que é dada a chaves da religião de Cristo. Religere, ou seja, religar, é portanto a raiz da palavra religião. Cristo entrega a sua “religião” a chave dela, para Pedro estabelecer o óleo de ligação entre o Ceu e a Terra. Entre Deus e a humanidade inteira.

Deste modo, peçamos a graça de Deus através da intercessão de São Pedro, e também de São Paulo, sobre todos nós e nossas necessidades. Também por toda a nossa Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, neste tempo favorável para que derrame sobre nós de forma copiosa as graças de Deus. Amém.

Jaelson Cerqueira Santos
Seminarista da Diocese de Teixeira de Freitas / Caravelas