Notícias Diocesanas

Catedral São Pedro reúne fiéis para celebrar a Ordenação Diaconal dos seminaristas Douglas Antunes, Uilton Alves e Waldemir Filho

Diáconos Uilton (à esquerda), Waldemir (centro), Douglas (à direita) e o Bispo Dom Jailton – Foto: Jorge (PASCOM)/Divulgação

Aconteceu dia 19 de Dezembro de 2020, às 18h, na Catedral São Pedro em Teixeira de Freitas – BA, a Ordenação Diaconal dos seminaristas: Douglas Antunes (Paróquia São Francisco de Assis de Teixeira de Freitas); Waldemir Filho (da Paróquia São Pedro de Teixeira de Freitas); e, Uilton Alves (Paróquia de São Sebastião de Vereda).

A Celebração Eucarística foi presidida pelo bispo diocesano Dom Jailton de Oliveira Lino e concelebrada pelos sacerdotes da nossa diocese. Também fizeram-se presentes os seminaristas diocesanos, religiosos e religiosas, fiéis, amigos e familiares dos seminaristas, assim como, pessoas de outras dioceses.

Após a proclamação do Evangelho, os candidatos ao Diaconato foram apresentados ao Bispo Diocesano pelo Reverendíssimo Padre Isael, Reitor do Seminário Maior São João Paulo II.

Dom Jailton preferindo a homilia – Foto: Jorge Rafael (PASCOM)/Divulgação

Dom Jailton, iniciou sua homilia acolhendo os presentes, de forma especial, os seminaristas candidatos ao diaconato. Falou da importância da oração como sustento das vocações. Paz, amor e alegria, três palavras que Jesus traz como reflexão para nós na liturgia. Os diáconos, como ministros ordenados, devem desenvolver entre os homens, a manutenção da paz. A alegria é um sinal do cristão. Permanecer significa dizer está com Cristo na Cruz e na prova. Jesus nos dá a verdadeira alegria de sermos cristãos. De falar, de estar com Ele, de caminhar com Ele. É o Espírito Santo que nos doa está paz, que nos ensina a amar, nos enche de alegria e nos envia em missão. Dom Jailton pediu aos seminaristas candidatos ao diaconato “Cuidem do dom que Ele mesmo os concede. Vocês foram escolhidos por Jesus para serem servidores. A primeira missão do diácono é servir. Sacerdócio é acima de tudo serviço. Vocês devem viver um sacerdócio firme”.

Seminaristas na Ladainha de Todos os Santos – Foto: Jorge (PASCOM)/Divulgação

Após a homilia iniciou-se o rito de ordenação composto por 4 momentos: A eleição dos candidatos e o propósito dos eleitos, a Ladainha de todos os Santos, Imposição das mãos com a prece de ordenação e a entrega do Evangelho com o abraço da Acolhida.

Ao final da celebração, representando os diáconos ordenados, o neo-diácono Uilton Alves, saudou os presentes e fez os agradecimentos a todos que os ajudaram ao longo desta caminhada. Antes da bênção final, o bispo diocesano fez seus agradecimentos e anunciou onde os néo-diáconos exercerão seus ministérios. O Diácono Douglas exercerá seu ministério na Paróquia Santa Rita de Cássia em Teixeira de Freitas. O Diácono Uilton exercerá seu ministério na Paróquia São Benedito em Posto da Mata. E o Diácono Waldemir exercerá seu ministério na Quase Paróquia São José em Guarani.

A Diocese de Teixeira de Freitas – Caravelas/BA louva a Deus pela vida e pelo sim dos novos diáconos.

[su_note note_color=”#f3d318″ text_color=”#ffffff”]Confira a Celebração Eucarística transmitida AO VIVO:[/su_note]

[su_note note_color=”#f3d318″ text_color=”#ffffff”]Confira a galeria:[/su_note]

 

 

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo