Home / O BRASÃO DIOCESANO

O BRASÃO DIOCESANO

Descrição
Escudo eclesiástico: terciado em mantel sendo o primeiro campo em vermelho com as chaves petrinas em ouro e prata, atadas por um cordão em ouro, o segundo campo em amarelo (ouro) com uma bíblia aberta cujas páginas trazem os caracteres gregos alfa e ômega, o terceiro campo em azul com o barco em marrom que singra nas águas representadas por faixas onduladas em prata. Ao centro e sobre o escudo, a Mitra em dourado, forrada e adornada de vermelho de cujo interior pendem duas influas também em ouro e vermelho. Por trás do escudo, uma Cruz processional e um Báculo que se cruzam ao centro. Sob o escudo dois listéis, um com a inscrição: Diocese de Teixeira da Freitas / Caravelas; outro, menor, com a inscrição latina: “Duc in altum”.

Interpretação
No primeiro campo, o esmalte vermelho expressa as virtudes de fortaleza e valorosidade, recorda-nos o martírio do Padroeiro da Diocese, São Pedro, em união Sacrifício de Cristo, o Cordeiro imolado. Este mesmo campo apresenta as chaves petrinas cruzadas sendo uma dourada, em representação do que é ligado nos céus, e outra prateada, em representação do que é ligado na terra, ambas denotam a autoridade dada por Cristo a São Pedro e seus sucessores; o cordão dourado representa o elo entre os dois poderes.

O segundo campo em metal amarelo (ouro) expressa a excelência e a caridade no Santo Evangelho que está representado pela bíblia aberta, a inscrição grega ‘alfa’ e ‘ômega’ sobre a mesma afirma a imutabilidade da mensagem de Cristo que é Senhor do tempo, o princípio e o fim.

No terceiro campo, em esmalte azul elucida-se a doçura, lealdade e piedade, virtudes atribuídas à Virgem Maria, estrela da nova evangelização. As faixas onduladas em prata ilustram o oceano que margeia parte do território diocesano. Em esmalte marrom, a barca de São Pedro, em alusão a Igreja Católica, de onde se faz ouvir o eco da voz de Cristo que segue convocando novos discípulos ao desafio de serem também pescadores de homens.

Fora do escudo estão os ornamentos tais como a mitra, que representa a autoridade espiritual e a dignidade episcopal do prelado, bem como o báculo como símbolo do pastoreio, aludindo a figura de Cristo, o Bom Pastor, e a cruz processional simples, que representa o grau hierárquico de uma diocese sufragânea em face às demais instâncias eclesiásticas. O primeiro listel é a faixa que traz o nome da Diocese e no segundo o lema com a inscrição latina: “Duc in altum” que significa “avancem para águas mais profundas”, este é imperativo que fez nosso Senhor aos discípulos na barca (cf. Lc 5,4), deste modo, todo o que assume a condição de discípulo é, pois, impelido a abandonar a estabilidade das margens e lançar-se em águas mais profundas, no vasto campo de missão que se estende por todo o território diocesano.

O brasão da Diocese de Teixeira de Freitas / Caravelas foi reestilizado em 2018 pela Donum Dei – Brasões Eclesiásticos, mantendo os componentes já presentes na versão anterior, a arte ganhou um novo traço e efeitos de preenchimento, garantindo maior decoro em sua utilização.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/dioceseteixeiradefreitas/www/wp-includes/functions.php on line 3743

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/dioceseteixeiradefreitas/www/wp-includes/functions.php on line 3743