Notícias DiocesanasNotícias do Seminário

Seminaristas da diocese participam de retiro anual

Seminaristas do Seminário Maior Santo Agostinho de Hipona – Foto: Donun Dei Fotografia Religiosa/Reprodução (imagem: PASCOM)

De 27 de julho até o dia 01 de agosto, os trinta e um seminaristas de nossa diocese estarão em retiro anual, que acontece nas dependências do Seminário Propedêutico Bom Pastor, em Teixeira de Freitas. O retiro está sendo assessorado pelo Bispo Diocesano, Dom Jailton de Oliveira Lino, psdp.

Apesar do bom número de ingressantes nos três seminários, existe uma contínua necessidade por novas e boas vocações. Dom Jailton tem o desejo de criar novas paróquias, quase-paróquias e comunidades em breve para atender melhor os fiéis. O processo formativo é longo, no geral, são necessários oito anos, em média, de estudos para completar a formação exigida para a ordenação de um padre. Dentro dos estudos existe também a fase de estágio pastoral, onde o candidato aos finais de semana é acolhido em uma paróquia pelo tempo necessário. Nesse tempo o seminarista entra em contato com a realidade da paróquia e de seus paroquianos, conhece de perto o trabalho do padre em seus afazeres paroquiais, e pode participar e se envolver com o trabalho das inúmeras pastorais atuantes da Igreja. No início de cada estágio pastoral os seminaristas, juntamente com os padres, ao observarem a realidade da paróquia e as necessidades específicas de cada campo de missão definem um programa a ser seguido, com os trabalhos que serão realizados e as experiências que o seminarista irá realizar. O estágio é sempre acompanhado e orientado pelo padre responsável pela paróquia, que se torna, neste período, corresponsável pela formação daquele jovem.

“o Seminário se qualifica como caminho que educa os candidatos a avaliar todas suas ações com referência a Cristo e a considerar a pertença ao único presbitério como dimensão prévia do agir pastoral e testemunho de comunhão, indispensáveis para servir de modo eficiente o mistério da Igreja e a sua missão no mundo”, diz o Papa em uma mensagem dita em um encontro com seminaristas em 2019.

Atualmente há dois seminaristas no Seminário Propedêutico Bom Pastor, dez no Seminário de Filosofia (Santo Agostinho de Hipona) e dezenove no Seminário de Teologia (São João Paulo II), os dois últimos localizados em Salvador-BA.

Rezemos por nossos seminaristas que estão em retiro anual. Peçamos a intercessão de São Luís Gonzaga e que nossas orações subam aos Céus em ação de graças por esses jovens que entregam suas vidas em preparação ao sacerdócio.

Por PASCOM DIOCESANA