Pelas mãos de Dom Jailton, os seminaristas Emanoel e Marcos receberão a Ordenação Diaconal
A celebração Eucarística ocorrerá em 18 de dezembro na Paróquia São José Operário em Teixeira de Freitas.
Os seminaristas Emanoel Silva dos Santos e Marcos Viana Silva, convidam a todos para participarem da solene Celebração Eucarística onde darão mais um passo rumo ao sacerdócio e receberão, pelas mãos do Bispo Diocesano, Rvmo. Dom Jailton de Oliveira Lino, psdp e oração da Igreja, o 1º grau do Sacramento da Ordem: o diaconato. A Missa terá início às 17h, na Igreja Matriz de São José Operário em Teixeira de Freitas-BA e contará com a presença dos demais membros do clero, fiéis, seminaristas e familiares.
Para falar sobre este momento tão importante na vida destes jovens seminaristas, eles concederam uma entrevista à PASCOM, para falar sobre a expectativa de receber o Diaconato.
Segundo o Seminarista Emanoel Silva, ele recebe com profunda gratidão a Deus e afirmou que recebeu o chamado ao sacerdócio ainda quando criança:
“Minha expectativa é de profunda gratidão a Deus, pois foi um tempo de muita escuta e amadurecimento, além de um longo caminho, pois recebi o chamado ao sacerdócio desde de criança e ao longo desses 8 anos de formação me preparei para essa missão. Embora indigno de receber tamanho dom, o Senhor acreditou e confiou em mim.
E continua: “Quero contribuir para a evangelização através do ministério Diaconal para alcançar o maior número de almas para o Reino de Deus, servindo com amor a nossa Diocese que tanto amo. Este momento tão importante e muito esperado, confio aos cuidados maternais de Nossa Senhora de Fátima, minha padroeira. Pois foi graças aos seus cuidados e à sua intercessão que consegui chegar até aqui“, diz o seminarista.
Para o seminarista Marcos Viana, a expectativa é de alegria em preparação ao momento como único e especial, descreve ele.
A partir do lema da nossa ordenação: “Senhor tu saber tudo; tu sabes que te amo” (Jo 21, 17), manifesto minha alegria por esse momento único e especial em minha vida. Fui convidado pelo próprio Cristo a permanecer no seu amor. E ao afirmar que Ele sabe tudo, confidencio a Ele o que há de mais íntimo no meu coração, ser um só com Ele. E o principal bem que resulta desse amor é poder buscar a salvação do próximo. Portanto, eu me sinto como os pastores que foram ao encontro do menino Jesus, em Belém. Eles não compreenderam muito bem o que estava acontecendo, ficaram assustados e não poderia dizer com firmeza o que aquela criança faria por seu povo (e para toda a humanidade). Mas, sentiram, perceberam que algo grande estava por vir. Algo divino! Para mim, algo parecido acontece numa ordenação. Não há nada que salte aos olhos, não há nada de espetacular. Na verdade, é tudo bem simples. Mas acredito que o futuro reserva grandes coisas para aqueles que tiverem olhos para ver e ouvidos para ouvir”…
Natural de Itamaraju e nascido em 29 de outubro de 1996, Emanoel é da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Filho de Mariza Pires da Silva e Manoel dos Santos. Em 2014, foi admitido no Seminário Propedêutico Bom Pastor. De 2015 a 2017 foi enviado ao Seminário Maria Mater Do Brasil em São Paulo-SP, onde cursou filosofia. Em 2019, ingressou no Seminário São João Paulo II, em Salvador-BA, onde cursou Teologia.
Marcos é natural de Teixeira de Freitas, nascido em 26 de março de 1996, filho de José Pereira da Silva e Maria Neuza Souza Viana Silva. É da Paróquia São Lourenço. Foi também admitido no Seminário Propedêutico em 2014. No ano seguinte, cursou Filosofia no Seminário Arquidiocesano de São José – Rio de Janeiro e posteriormente ingressou no Seminário Maior São João Paulo II, onde cursou Teologia.
Os candidatos eleitos ao diaconato ainda participarão de um retiro nos dias 09 a 14 de dezembro, sendo assessorado pelo bispo Dom Jailton.
A PASCOM Diocesana transmitirá a Celebração Eucarística de Ordenação ao vivo pelos seguintes canais: Canal no YouTube e pela página no Facebook. Acesse os links indicados anteriormente, se inscreva em nosso canal e siga a nossa página, ative o sininho, assim você será notificado quando iniciar a transmissão.
A Diocese se rejubila pelo sim desses jovens e suplica ao padroeiro São Pedro a proteção e intercessão por estes novos ministros e servos da Palavra e do Altar.