PAPA CONVIDA BISPOS E SEUS SACERDOTES DO MUNDO NA CONSAGRAÇÃO DA RÚSSIA E DA UCRÂNIA A NOSSA SENHORA
O Papa Francisco convidou os bispos de todo o mundo e seus sacerdotes a se unirem a ele na oração pela paz e na consagração e entrega da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, foi o que confirmou o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.
Neste sábado (19), dia de São José, o bispo Diocesano, Dom Jailton de Oliveira Lino, psdp, enviou uma carta com detalhes de como será a organização deste momento aos reverendíssimos padres e também a todos os fiéis diocesanos. Acompanhe na íntegra:
Teixeira de Freitas, 19 de março de 2022
Solenidade de São José
Reverendíssimos padres e diocesanos,
Prezados irmãos, Como já é do conhecimento público, o Santo Padre realizará a Consagração da Rússia e da Ucrânia a Nossa Senhora no próximo dia 25 de março, Solenidade da Anunciação do Senhor. Trata-se de convite do próprio Santo Padre a que todos os católicos e demais pessoas e instituições desejosas de paz no mundo se unam nesta iniciativa.
Para isso, deverá nos chegar nos próximos dias carta com o convite oficial, contendo o texto da Consagração em português e outras orientações. No entanto, já agora, em comunhão com a Nunciatura Apostólica e com a CNBB, entro em contato para transmitir alguns detalhes a fim de podermos nos organizar o quanto antes:
- A oração do Santo Padre acontecerá às 17h, horário de Roma, correspondendo às 13h, horário de Brasília.
- Haverá transmissão pelas redes sociais da Santa Sé.
- Para unirmo-nos nesta iniciativa, é pedido que os bispos realizem em suas catedrais, nos santuários marianos, nas matrizes paroquiais, capelas e demais locais onde a população esteja, momentos de oração, a critério de cada um, conforme o costume e a disponibilidade. Pode ser feito através da celebração da eucaristia, reza do terço…
- Não é recomendável que as iniciativas locais aconteçam entre 13h e 14h. Neste horário, recomenda-se a participação através da transmissão acima mencionada.
- Eu celebrarei a Santa Missa às 06h30, na capela do Seminário São João Paulo II, com transmissão pela PASCOM do Seminário. Desejo que esta seja uma das inúmeras iniciativas a ocorrem em 25 de março na nossa Diocese. Desejo que em todas as sedes e capelas das nossas paróquias sejam organizados momentos de oração em sintonia com Santo Padre, ainda que o prazo seja curto para planejar e motivar a participação. Por certo, os tristes motivos que levaram o Santo Padre a nos convocar justificam por si a exiguidade do tempo.
Em comunhão a todos abençoo.
Dom Jailton de Oliveira Lino, psdp
Bispo Diocesano