Diocese divulga orientações para a Semana Santa 2022
O bispo diocesano, Dom Jailton de Oliveira Lino, divulgou juntamente com o chanceler da Cúria, Pe. Roberto Pereira da Silva, um documento com orientações para as celebrações da Semana Santa 2022.
Confira abaixo:
ORIENTAÇÕES PASTORAIS
“Não vos angustieis!”
Revmos. Sacerdotes e Diáconos, Revmas. Irmãs Religiosas, Prezadas Equipes de Liturgia e amado Povo de Deus
Graças a Deus estamos vivenciando dias mais tranquilos no que diz respeito à pandemia da Covid 19. Constatamos que à medida que a vacinação aumenta os casos de infecção diminuem. Portanto:
- Rogamos a todos os fiéis que retornem à pratica da participação em todas as celebrações comunitárias;
- Fica determinado que todas as pastorais podem retomar suas atividades;
- Seja continuada e observada a prática da higienização nas Igreja bem o como o uso do álcool 70;
- O uso da máscara continua obrigatório dentro da Igreja e nos ambientes fechados;
- Continuamos com a prática da distribuição da Sagrada Eucaristia na mão.
QUANTO À SEMANA SANTA
Levando em consideração a Nota aos Bispos e Conferências Episcopais sobre as comemorações da Semana Santa 2022, emanada pela Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, no último 25 de março, determinamos ser observado o que segue na nossa Igreja Particular:
- Sejam retomadas todas as procissões e atos de piedade que, porventura, não foram realizadas nestes dois últimos anos;
- Sejam realizadas no Domingo de Ramos as procissões de ramos, motivando a coleta para a Campanha da Fraternidade em todas as Missas nas Matrizes e Capelas, nos dias 09 e 10 de abril, sábado e domingo de ramos, respectivamente;
- Sejam observadas as normas litúrgicas da Quinta-Feira Santa, retomando assim o ato do Lava-Pés, evitando o ósculo sobre o pé. Realize-se também a Transladação do Santíssimo Sacramento e a desnudação dos altares;
- Sejam realizadas as procissões do Senhor Morto na Sexta-Feira Santa e/ou outros atos de piedade comuns nas realidades paroquiais. Incentive-se os fiéis para a coleta do óbolo de São Pedro. Ainda, em obediência ao que fora determinado pela supracitada Congregação, seja acrescentada à Oração Universal a seguinte prece:
IX Oração: Pelos Governantes:
Para que Deus guie seus pensamentos e decisões para a promoção da paz e da liberdade de todos os homens.
- Sejam observadas todas as rubricas da Solene Vigília Pascal.
Que Deus abençoe a todos e nos ajude a vencer com fé e coragem este tempo de pandemia. Recomendo rezarmos, em especial, pelo fim da guerra entre Rússia e Ucrânia, suplicando a Virgem Senhora das Dores, o dom da paz.
Colho a oportunidade para desejar a todos uma Semana Maior muito fecunda e frutuosa de bens espirituais. Que Deus conceda a todos uma Santa e Feliz Páscoa!
Dado e passado na Cúria Diocesana de Teixeira de Freitas aos 04 de abril de 2022.
Dom Jailton de Oliveira Lino
Bispo Diocesano
Pe. Roberto Pereira da Silva
Chanceler do bispado