Ano da MisericórdiaNotícias Diocesanas

Nota de informação sobre a ação emergencial na Diocese para às vítimas das enchentes

Em dezembro de 2021, o povo da nossa Diocese vivenciou momentos de muita tristeza, com as enchentes que devastaram diversas cidades e povoados da nossa região. A Igreja, vivenciando sua essência humana e missionária, não mediu esforços para socorrer o seu povo.

Iniciando em dezembro de 2021, tivemos ao longo de 3 meses, campanhas envolvendo toda Diocese, na arrecadação de alimentos, kits de higiene e limpeza, água mineral, filtros, colchões, roupas. Foi um trabalho muito intenso, que contou também com a ajuda de pessoas de outros estados e países, além da ajuda de diversas empresas da região, como a Bahia Etanol em Ibirapuã e a Usina Santa Maria em Medeiros Neto, além de parcerias com a Cáritas Regional, Cáritas Nacional, Cáritas Internacional, União Europeia, Adveniat e Visão Mundial.

“Foi um trabalho muito intenso de promoção da vida, que mobilizou diversas pessoas em nossa Diocese e até mesmo em outros estados e países. Agradeço aos padres que assumiram a campanha diocesana, de modo particular o Frei Vandeir, Pe. Ronaldo, Pe. Gilson, Pe. Vagner e Pe. Leônidas que se dedicaram a esse trabalho ajudando o povo sofrido nos municípios de Medeiros Neto, Jucuruçu, Itamaraju, Prado, Teixeira de Freitas e vários outros locais, atendidos com cestas básicas, água mineral, colchões, roupas, filtros de água, kits de higiene e limpeza. Todo esse trabalho só foi possível porque trabalhamos em equipe, com a presença do nosso Bispo Diocesano, que nos motivou e nos lembrou o tempo todo que o “evangelho é ação”, disse o Padre Ricardo Menezes, que esteve coordenando essas ações.

A Cáritas Nacional divulgou uma nota sobre essa ação em conjunta com a nossa Diocese. Clique aqui e leia na Íntegra.

Dom Jailton fez uma prece de agradecimento para todas as pessoas que contribuíram com essas campanhas, confira:

Louvemos a Deus por todas as pessoas de bom coração que contribuíram de diversas formas para amenizar a dor e o sofrimento de tantas famílias atingidas pelas enchentes no Extremo Sul da Bahia.

Fotos: João vitor.

Vídeo: Caritas Brasileira.

Matéria: Sara Lima e Caritas (Emerson Mendes).