Diácono Marcos Viana fala sobre sua trajetória vocacional e sobre sua Ordenação Presbiteral
A Diocese de Teixeira de Freitas – Caravelas / BA, neste Ano Jubilar, prepara-se acolher dois neo-sacerdotes, o diácono Emanuel e o diácono Marcos.
A Ordenação Presbiteral do Diácono Marcos Viana será às 17h na Catedral São Pedro, na cidade de Teixeira de Freitas – BA. Vivendo esses momentos que antecedem sua ordenação, o Diácono Marcos escreveu uma carta narrando sua trajetória de vida e de vocação, e compartilha neste momento com a comunidade.
Carta do Diácono Marcos Viana Silva para a Comunidade na ocasião da sua Ordenação Presbiteral:
Com o coração exultante, partilho com todo o povo de Deus, a alegria do ministério ordenado, no qual hoje sou diácono e logo sacerdote para Igreja de Cristo.
Eu me chamo Marcos, tenho 26 anos, sou natural de Teixeira de Freitas/Bahia.
Meus pais, José e Neuza, católicos assíduos na vida da comunidade, me educaram na fé e incentivaram desde sempre minha vocação.
No dia 08 de fevereiro de 2014 entrei no Seminário propedêutico Bom Pastor para iniciar meu itinerário formativo. Hoje, oito anos depois, vejo a ação de Deus concretizar na minha vida. Desde pequeno, sempre tive o ardente desejo de ser padre, configurar-me inteiramente a Ele. Não entendia muitas coisas, mas, sabia que gostaria de ser totalmente de Cristo, fazendo-me semelhante a Ele.
Essa vocação, que nasce do íntimo do meu coração, confirma a vontade de se doar pela Igreja, pelo povo e anunciar a Cristo a todos que necessitam.
Escolhi como lema da ordenação, “In te, Domine, speravi; non confundar in aeternum” (Sl 70,1) – “Em Ti, Senhor esperei, não serei confundido eternamente”.
Tal lema, me faz recordar sempre a necessidade do “humilde abandono nas mãos da Providência de Deus” e “total e confiante adesão a Cristo”. O Senhor é nossa esperança e quero levar essa esperança para todos.
Confira a entrevista com o Diácono Marcos Viana:
Matéria: Diácono Marcos Viana e Sara Lima
Vídeo: Hanna lima