Notas OficiaisNotícias Diocesanas

Notícias Diocesanas – Setembro/2022

Mês da Bíblia

Amados irmãos e irmãs,

Todos os anos, por ocasião do Mês da Bíblia, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) propõe um texto de estudo para oportunizar “a mais ampla educação bíblica possível”. Em 2022, o livro escolhido é o de Josué e o lema bíblico inspirador é “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (JS 1,9).

Dividido em duas partes, o texto-base traz uma visão panorâmica do Livro de Josué e, na sequência, uma reflexão sobre quatro textos específicos, no Livro de Josué. Sua proposta é, segundo o autor, padre Antônio Carlos Frizzo, aproximar a todos da jornada de Josué pela posse da terra prometida.

“Também nós somos chamados ao estudo do Livro de Josué, que nos leva a perceber que Deus nunca deixa sem resposta as pessoas e comunidades que a Ele se confiam”, afirma um trecho do texto-base.

O esforço empreendido pelas tribos israelitas na conquista e ocupação das terras é tema principal no Livro de Josué. O personagem principal de todo o livro é Josué, termo em hebraico que significa “O Senhor salva”.

O Senhor é uma divindade que segundo o texto-base, nos tempos de Josué, aparece entre tantas outras divindades, presentes nos cultos das religiões politeístas dos povos vizinhos. Todo o sucesso dos grupos liderados por Josué na conquista e posse da terra está condicionado a realizar a Palavra do seu Deus, sem submeter-se também aos cultos estrangeiros.

“Não temos dúvida que esse livro soa como uma catequese para impulsionar o povo na conquista da terra. O Livro de Josué é um autêntico testemunho de que Deus realiza a promessa feita ao seu povo Israel. Da escravidão para a posse da Terra Prometida”, afirma um trecho do texto-base.

Faço votos de que o estudo do livro de Josué leve o leitor a perceber que Deus nunca deixa sem respostas as pessoas e comunidades que a Ele se confiam.

Um mês de setembro abençoado para todos nós.

Dom Jailton de Oliveira Lino, psdp

Bispo diocesano

• Criação da Quase Paróquia Santa Luzia: com muita alegria e após um processo de escuta tanto dos conselhos da Paróquia São Francisco, do seu Pároco e do Conselho Presbiteral, Dom Jailton de Oliveira Lino decidiu criar a Quase Paróquia Santa Luzia, em Teixeira de Freitas, desmembrando-a da Paróquia São Francisco. Ao mesmo tempo, nosso bispo nomeou o Padre Marcos Viana da Silva como Vigário Paroquial da Paróquia São Francisco dando uma especial atenção à Quase Paróquia Santa Luzia. Louvamos a Deus por esta iniciativa. Desejamos ao Padre Marcos uma missão fecunda.
  • Diretor Espiritual dos Seminários: Dom Jailton de Oliveira Lino nomeou o Padre Raul Felipe como diretor espiritual dos nossos seminários. Sendo assim, teremos Padre Raul e Padre Jan Gabriel como diretores espirituais. Obrigado a estes irmãos pela disponibilidade. Este é um serviço fundamental no processo de formação.
  • Tribunal Eclesiástico Inter diocesano: Recebemos do Vaticano a aprovação para a constituição do Tribunal Eclesiástico juntamente com as dioceses de Itabuna e Eunápolis. A sede será em Teixeira de Freitas e Dom Jailton seu Moderador. Estamos providenciado os trâmites necessários e, acreditamos que até novembro teremos o Tribunal instalado e funcionando. Deus seja louvado por esta pastoral tão importante e necessária.
  • Retiro do clero. Entre os dias 12 a 16 de setembro, nosso bispo, sacerdotes e diáconos estarão reunidos em retiro espiritual em Ibiraçu. O retiro será assessorado por Dom Messias dos Reis Silveira, bispo de Teófilo Otoni. Acompanhemos este momento importante com nossa oração.
  • Romaria Diocesana: no dia 22 de outubro nossa diocese estará em Romaria ao Santuário da Mãe Aparecida como último evento do nosso Jubileu de Diamante. Todas as Paróquias, desde o ano de 2020 foram convidadas a se colocar em Romaria louvando a Deus por intermédio da Mãe Maria pelos 60 anos de nossa diocese. Contamos com a presença de todos nesta Romaria. Que seja um tempo de participação, comunhão e louvor.

Teixeira de Freitas, 01 de setembro de 2022

Pe. Ariston Domingues de Araujo