Notícias Diocesanas

Santa Missa na Catedral marca Abertura do Ano Vocacional na Diocese “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”

Impulsionados por esse tema e inspirados no Documento Final do Sínodo dos Bispos, é que se deu início o Ano Vocacional na Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, em uma celebração Eucarística realizada neste domingo (20), na Catedral São Pedro, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Jailton de Oliveira Lino, Psdp. Concelebraram os padres: Ariston Domingues de Araújo (Chanceler do Bispado), Edivaldo Oliveira Santana (Pároco da Paróquia São Pedro) e Paulo César (Paróquia Santo Antônio – Distrito). O Diácono Matheus Sampaio, religiosas, religiosos, comunidades de vida consagrada, seminaristas e leigos também participaram da celebração.

A abertura aconteceu no dia em que a Igreja celebra a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, onde os Católicos proclamam que Cristo é o nosso Rei, Senhor do tempo e da história, a data também marca o encerramento do Ano Litúrgico. No próximo domingo, estaremos celebrando o 1° Domingo do Advento. O terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil será celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023, em todas as dioceses do país. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no Brasil.

Na homilia, Dom Jailton disse aos fiéis que a Vocação é uma graça e ao mesmo tempo é missão. “Precisamos ter corações mais ardentes e pés a caminho. Quando seguimos verdadeiramente a Jesus Cristo, o nosso coração arde e os nossos pés não se cansam de estar a caminho para leva-lo a todas as pessoas” disse ele.

Dom Jailton aponta as ações que serão promovidas durante esse Ano Vocacional: “Que este ano na nossa Diocese seja um ano de muita oração pelas vocações. Que as orações que nós fazemos em todas as Missas na Diocese se estendam também para os momentos de reunião. Que nas quintas-feiras, onde temos praticamente em todas as paróquias a Adoração ao Santíssimo Sacramento, que seja uma adoração nessa intenção, para que Jesus continue suscitando vocações para a Igreja, rapazes, moças, dispostos, dispostas a se tornarem padres, seminaristas, diáconos, freiras, missionários, leigos comprometidos em nossas pastorais. Que seja através das iniciativas do SAV, realizar diversos eventos simples, mas significativos nas nossas comunidades e paróquias”.

E concluiu: “E um grande desejo meu, que em cada paróquia neste ano, trabalhemos para que surja um nova vocação: um seminarista, uma freira, alguém que se dispõe aos serviços missionários. As vocações surgem numa comunidade que reza! Por isso, intensifiquemos a nossa vida ade oração, pedindo ao senhor, ele que é mestre, que continue chamando muitos operários para a sua vinha. Que Deus abençoe este ano, também as iniciativas que tomaremos e que Deus nos ajude a criamos uma cultura vocacional ainda mais na nossa Igreja Diocesana”.

Ao final da Missa, o diácono Mathaus agradeceu o bispo, os padres, os leigos e as religiosas que participaram desse momento de graça para toda a Igreja.

Confira as Entrevistas:

Confira as fotos da celebração:

Texto: Arnaldo Santos

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo