Notas Oficiais

Nota de Pesar – Irmã Maria de Lurdes Mattiello

Comunicamos, com pesar, a partida para a casa do Pai da Irmã Maria de Lurdes Mattiello das Irmãs de São José de Chambéry, ocorrido ontem às 22.30h no Hospital Sobrasa. O corpo está sendo velado na Igreja Sao Framcisco de Assis em Teixeira de Freitas. A Missa de Exéquias será logo mais, às 09.30h. Logo após o corpo será transladado para a Seara/SC, terra natal de Ir. Loudes onde acontecerá o sepultamento no jazigo da família.

Que Deus conceda o repouso eterno à esta nossa Irmã que se dou por longos anos ao serviço aos mais pobres em nossa Diocese.

Sobre a Irmã Maria de Lurdes Mattiello:

Irmã Maria de Lurdes Mattiello, nasceu em uma família Cristã, em Seara-SC no dia 05 de agosto de 1949. Desde muito jovem sentiu o chamado de Deus para viver a Serviço da Comunhão e o fez como Religiosa na Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil. Seu período formativo deu-se em Caxias do Sul; profissionalizou-se como Enfermeira e isso foi um dos meios pelos quais Irmã Lurdes cuidou de tantas vidas. Há 35 anos viveu e atuou na Bahia, especialmente nas regiões de Eunápolis, Itanhém e Teixeira de Freitas. Trabalhou firmemente na implantação da Pastoral da Criança e formação de líderes. Salvou muitas crianças com multimistura, trabalhou no combate à desnutrição ajudando a criar hortas comunitárias, cuidou de tantas mulheres e suas famílias através das plantas medicinais, fortaleceu a parte técnica dos líderes comunitários com o desenvolvimento de cursos na área da saúde e tantas outras frentes em projetos sociais diversos. Corajosamente. Desde 2016, reside na comunidade de Irmãs presente no Bairro Liberdade II em Teixeira de Freitas, comunidade Talita Cumi, missão essa que muito antes ela também ajudou na construção. Estava atuando como Presidente da Associação Cidadania São José que tem por missão promover a dignidade humana, fomentando a garantia de direitos e defesa da Vida. Há dois anos estava com saúde debilitada, buscando tratamentos na esperança de melhora, mas os desígnios de Deus foram outros. No dia 23, às 22h, fez sua passagem participando das moradas celestes onde agora vive a vida plena e sem fim.