Sacerdotes para sempre: dois novos padres, Mathaus e Vitor foram ordenados neste sábado (07)
A Igreja Diocesana se reuniu na tarde deste sábado, 07 de janeiro de 2023, dia em que a Igreja celebra as vésperas da Epifania do Senhor, às 17h, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Lajedão-BA, para participarem da Solene Celebração Eucarística de Ordenação Presbiteral dos diáconos Mathaus Sampaio Sales (lema: “Graças ao coração misericordioso do nosso Deus” – Lc 1, 78) e Vitor Alves de Aguilar (lema: “Eu te dou um novo espírito e um novo coração” – Ez 36,26), pela imposição das mãos do Exmo. e Revmo. Dom Jailton de Oliveira Lino – PSDP, bispo diocesano. Dezenas de padres, diáconos, seminaristas diocesanos, religiosos(as), acompanharam a celebração, além dos fiéis leigos e familiares dos Diáconos Mathaus e Vitor.
Paroquianos e visitantes acolheram com uma calorosa salva de palmas o bispo que entrou pela nave da Igreja acompanhado dos Diáconos Mathaus e Vitor – então candidatos à Ordem do Presbiterado, e com o pároco, Pe. Jan Gabriel. Eles seguiram em direção à Capela de Adoração para um momento de oração.
Após a proclamação do Evangelho, iniciou-se o rito da Ordenação Presbiteral com a apresentação dos candidatos.
Em seguida, Dom Jailton iniciou sua homilia saudando a todos os presentes, os presbíteros, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas e aos que acompanharam pelas redes sociais da PASCOM Diocesana.
O prelado disse estar em júbilo pela ordenação presbiteral dos diáconos, recordou algumas passagens bíblicas e ensinamentos do Papa Francisco os quais inspiram o padre na sua missão.
“Que momento feliz, de júbilo, estamos vivendo nesta tarde, na festa da Epifania do Senhor. Dando-nos a alegria de dois sacerdotes para trabalharem na vinha do Senhor, meros operários. O verdadeiro sacerdote é aquele que se abandona nos braços de Jesus. Hoje é dia de consolidar a aliança feito por Deus. Ninguém é bom pastor se não estiver unido a Jesus. O padre é na Igreja e para a Igreja uma representação de Cristo pastor. É Jesus quem deve estar em primeiro lugar e tão somente ele. O padre, deve colocar-se a serviço com gratuidade, com amor à Deus e a Igreja”.
Após a homilia, seguiu-se com o rito da ordenação. O neo-sacerdote Mathaus Sampaio recebeu suas vestes litúrgicas dos padres Igor Neves e Wallas de Oliveira. Já o neo-sacerdote Vitor recebeu dos padres Wanderley e Raul as suas vestes.
Depois do rito Eucarístico, os neossacerdotes proferiram suas palavras de agradecimento, iniciando com Padre Mathaus, seguido pelo Padre Vitor. O padre José Ailton foi o escolhido para dar as boas vindas aos novos sacerdotes em nome do Clero Diocesano.
Antes da benção final, Dom Jailton anunciou que o padre Mathaus irá exercer, no início do ministério como Vigário Paroquial da Paróquia Santa Rita de Cássia na Forania São Pedro (Teixeira de Freitas) e o padre Vitor como Vigário Paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus na Forania Imaculada Conceição (Ibirapuã).
Louvado seja Deus, pela vida e pelo SIM dos padres Mathaus e Vitor.
Acompanhe a Transmissão AO VIVO realizada:
Por PASCOM DIOCESANA
Fotos e Edição de Fotos: João Querino
Texto: Arnaldo Santos