Notícias Diocesanas

CONVITE: Ordenação Presbiteral do Diácono Sávio Marques Fiorot

No próximo sábado, 11 de fevereiro de 2023, a Diocese de Teixeira de Freitas – Caravelas ganhará um novo sacerdote para a Santa Igreja. A Ordenação Presbiteral do Diácono Sávio Marques Fiorot será às 17h na Paróquia Nossa Senhora da Purificação na cidade do Prado / BA.

Nestes dias que antecedem a Ordenação Presbiteral, o Diácono Sávio compartilhou conosco uma mensagem. Confira:

“Às vezes, a única maneira que Deus tem para entrar em alguns corações é partindo-os” (Venerável Fulton Sheen).

A vocação é um mistério de amor entre dois sedentos: Deus, sedento do homem, e o próprio homem, com sede de Deus. É com o coração transbordando de gratidão ao Senhor, que chama e não confunde os Seus, que partilho brevemente nestas linhas o itinerário de minha vida cristã e o processo de discernimento vocacional.

Arquivo pessoal

Eu sou o Diácono Sávio Marques Fiorot, atualmente com 27 anos, natural de Prado – Bahia, pobre filho da Virgem Nossa Senhora da Purificação, comunidade que me viu crescer e assistiu nos primeiros passos não somente biológicos, mas principalmente aqueles na ordem da Graça. Foi ali, na Igreja Matriz, alicerçado na fé dos meus mais próximos familiares e sob o materno Olhar da Virgem da Purificação, que recebi os primeiros Sacramentos e progredi no caminho da fé.

Foi ali também que o Sávio, ainda criança, serviu ao altar quando coroinha; foi ali que o jovem Sávio passou pelas primeiras crises de fé, pelas interrogações e sonhos de quem queria abaixar Deus e pô-Lo na sua própria redoma do pensamento. Foi ali também que, pela voz de seu pastor, ouviu a primeira interrogação externa e o primeiro convite acerca de sua vocação.

“Pensar na vocação é algo tremendo e que ainda me deixa sem palavras para explicar tal eleição. O fato é que desde criança nutri muita admiração, muita estima pelo sacerdócio. Inclusive, lembro-me de dizer enquanto acompanhava as Missas e orações: ‘nunca vi Deus, mas ele deve ser parecido com o padre’. Entretanto, foi somente aos 18 anos, após longas interrogações, muitos empreendimentos em estruturar ‘uma vida ideal e bem-sucedida’ aos olhos dos outros que percebi o peso de uma vida incompleta e saudosa. Era a incompletude de um coração chamado a repousar somente em Deus, mas também o drama de quem tinha medo do que significa ‘seja feita a vossa vontade’.

Era a rachadura necessária para que a voz de Deus realmente ressurgisse e ecoasse naquele coração tão agitado por tantas coisas, chamando-o para perto de, para cumulá-lo de Si. Eis que após um ano e meio de discernimento prévio, no dia 02 de fevereiro de 2015, era apresentado à comunidade Pradense, na solene celebração Eucarística em honra e sob o olhar da Augusta Padroeira, que foi apresentado o seminarista Sávio Marques Fiorot, ingressando no Seminário Propedêutico Bom Pastor quinze dias depois para intensificar esse processo de discernimento e doação. 

Desde então, foram outros intensos sete anos de formação divididos entre o Seminário Arquidiocesano de São José (Rio de Janeiro-RJ) e o Seminário Maior São João Paulo II (Salvador/BA) até, por fim, ser ordenado Diácono em 2022.

Assim, quis a Divina Providência que, novamente sob a Materna intercessão da Santíssima Virgem da Purificação, o dia 11 de fevereiro de 2023 ficasse eternizado nos anais da história como aquele em que mais uma vocação será chancelada pelo Corpo Místico de Cristo, será gerado mais um presbítero para a Santa Igreja: o padre Sávio Marques Fiorot, um vaso de argila cumulado pelo imensurável tesouro do Sacerdócio Ministerial, mais uma oferta elevada a Deus como incenso de bom odor, tornado instrumento capaz de, enfim, “abaixar Deus” até os limites acidentais de pão e vinho.

Participe e traga a sua família!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo