Notícias Diocesanas

FESTEJOS EM HONRA A SÃO PEDRO PADROEIRO DA DIOCESE

Com grande júbilo, fiéis de toda a Diocese reuniram-se nesta quarta-feira, 29 de Junho de 2023, para celebrar a Solenidade de São Pedro e São Paulo. Na cidade de Teixeira de Freitas – BA, que tem São Pedro como padroeiro, esta data é marcada por ser feriado municipal e é celebrada com muita alegria.

O novenário em Honra a São Pedro aconteceu de 20 a 29 de junho de 2023 com a celebração da Santa Missa durante a semana às 19h 30, no sábado às 19h e no domingo às 18h.

No dia do padroeiro, a programação começou com a carreata às 09h, saindo da Rotatória da Melancia, percorrendo a Avenida Presidente Getúlio Vargas em direção a Catedral Diocesana, finalizando com a aspersão com água benta nos veículos que participaram da carreata.

Na parte da tarde, a programação teve continuidade com a tradicional Procissão, às 17h, saindo da Praça da Bíblia em direção a Catedral Diocesana, reunindo vários fiéis, com muita devoção ao glorioso São Pedro, cantando e louvando a Deus, que acompanharam o andor com a imagem de São Pedro pelas ruas da cidade.

Ao chegar na Catedral, a imagem de São Pedro foi conduzida em procissão até ao altar, carregada pelos Ministros da Sagrada Comunhão Eucarística acompanhados pelo bispo diocesano, Dom Jailton Lino, psdp,e foi colocada ao lado do presbitério.

O Evangelho foi proclamado pelo Diácono Kayo Campeche. Dom Jailton iniciou sua homilia saudando os sacerdotes presentes e os que não estavam presentes, o Diácono Kayo e os seminaristas, as autoridades, os fiéis presentes, e os que acompanhavam pelas redes sociais.

Confira um trecho da Homilia de Dom Jailton:

“Acorrentados como Pedro, no cárcere das repetições fastidiosas, fazendo sempre as mesmas coisas, ctrl+C (copiar) + ctrl+V (colar), colando aquilo que já faziamos o ano passado, as vezes até assustados pelas mudanças e presos a corrente  do nosso, sempre foi assim e deve continuar sendo assim, mas meus caros, como nós agimos assim, caímos na mediocridade espiritual, corre se o risco de ir sobrevivendo mesmo na vida pastoral, corre se o risco de esmorecer o entusiasmo da missão, e em vez de sermos sinais de vitalidade e criatividade, a impressão que se dá, e que nós vivemos em uma tibieza e muitas vezes até e em uma grande inércia.”

Ao final da celebração, Padre Metodio fez os agradecimentos finais, cumprimentando o bispo diocesano, sacerdotes, diácono, seminaristas, autoridades, e os fiéis presentes nesta liturgia e agradeceu a Deus por Ele estender seu braço poderoso sobre todo esse novenário  que tivemos e como o Senhor é bondoso e misericordioso para conosco. Agradeceu a intercessão de São Pedro, padroeiro da nossa cidade e de toda a nossa diocese. Agradeceu também ao coordenador da Catedral, a equipe que preparou o lanche para os padres e o bispo e os seminaristas. Agradeceu também aos fiéis presentes, a polícia militar, aos bombeiros, a guarda municipal, a pastoral da acolhida, os ministros e ministras extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, Pastoral da Liturgia, coroinhas, pastoral do dizimo, o ministério de música, a equipe de ornamentação, todos que trabalharam na cozinha, a infraestrutura, aos nossos irmão que estavam nas barracas, a todos que trabalharam, conselho da Catedral, todos os colaboradores com doações, todas as Foranias da Diocese, todos os padres que celebraram conosco nesse novenário, ao Bispo Diocesano de Itabuna – Dom Carlos Alberto, todas as famílias noiteira, todos os jovens que nos ajudaram, a prefeitura municipal da cidade. ao prefeito Marcelo Belitardo, a PASCOM, e todo o povo de Deus.

Após a Santa Missa, os fiéis puderam adquirir comidas típicas nas barracas e curtir o show do cantor Patrecio Rocha.

Viva São Pedro! E que sua pedra sempre edifique a igreja!

Fotos: João Vitor produções, Breno oliveira e Jorge.

Edição: Hanna e Jorge.

Matéria: Hanna e Gabriele.

Transmissão: Katyanne, Luiza, Jorge e

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo