Tribunal Eclesiástico completa um ano de fundação
O Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Teixeira de Freitas-BA está em um profundo estado de gaudium, isso porque hoje, sábado, dia 09 de dezembro de 2023, está completando um ano de ereção canônica nesta nossa diocese.
Foi um ano de muitos desafios, de lutas, mas também de grandes bênçãos dispensadas àqueles que buscaram alento e resolução das suas dificuldades em relação a caminhada de fé, dirimindo as dores que impediam de viverem a fé de forma livre e conscientes de não estarem infligindo uma graça que brotou do coração de Cristo. Muitos foram os processos solucionados, mediante sentenças definitivas e de acordo com a unidade da jurisprudência, em especial da rota romana, que é, aliás, o autêntico parâmetro interpretativo para os processos de nulidade matrimonial nos tribunais diocesanos ou interdiocesanos.
Agradecemos às dioceses de Eunápolis, com o reverendíssimo sr. bispo diocesano Dom José Edson Santana Oliveira; diocese de Itabuna com o reverendíssimo sr. bispo diocesano Dom Carlos Alberto dos Santos, mas sobretudo, ao nosso moderador do tribunal e bispo diocesano de Teixeira de Freitas/Caravelas, o reverendíssimo sr. bispo Dom Jailton de Oliveira Lino, por todo o empenho para que fosse aprovado este egrégio tribunal pela Sé Apostólica.
Agradecemos imensamente ao padre Edvaldo Francisco de Jesus Cunha, que esteve muito presente nessa conquista, aos reverendíssimos padres Reinaldo Reis e Valdemir Silva, a nossa notária Deca Stuart e a todos os outros oficiais deste tribunal.
Parabéns a todos e continuemos a caminhada sendo observada a equidade canônica e tendo se sempre diante dos olhos a salvação das almas, que deve ser sempre a lei suprema da Igreja. (cf. cân. 1752).
Por Equipe do Tribunal Eclesiástico.