Notícias DiocesanasNotícias em Destaque

Tribunal Interdiocesano de Teixeira de Freitas: Abertura do Ano Judicial 2024

Aconteceu no dia 06 de fevereiro de 2024, na igreja Matriz São Pedro, a abertura do ano Judicial. Para esse grande e importante evento, o Tribunal Interdiocesano de Teixeira de Freitas recebeu o seu Conselho Estruturante, Dom Jaílton Lino, bispo diocesano de Teixeira de Freitas/Caravelas e Moderador do Tribunal, Dom José Edson Santana, bispo da Diocese de Eunápolis e Dom Carlos Alberto dos Santos, bispo da Diocese de Itabuna, bem como, fieis leigos e sacerdotes.

Dom Jaílton, Moderador do Tribunal e o Vigário Judicial, Pe. Vanderley Oliveira,  acolheram  a todos dando as boas-vindas e fazendo votos para que a justiça, de acordo com o Cânone 1752 do Codex Iuris Canonici, que tem como lei suprema a salvação das almas, seja o constante fundamento dos juízes que irão, no decorrer do ano, atender e fazer com que muitos encontrem a paz de espírito e o seus caminhos de felicidade e para isso, a fórmula canônica que emana do Tribunal, com seus juízes, exige profunda consciência do poder de julgar e um verdadeiro compromisso com a verdade perfeita da lei, pois essa é o núcleo do agir judicial.

O Tribunal Canônico, na maioria das causas, julga colegialmente e para isso conta com um grupo de juízes, como o Juiz Presidente, Pe. Vanderley Oliveira, juiz Titular Pe. Reinaldo Reis, Juiz Titular Pe. Nerivaldo e o Excelentíssimo Promotor de Justiça e Defensor do Vínculo o Mestre Padre Paulo Mascarenhas, mas também conta com os senhores Notários Pe. Valdemir, Deca Stuart e Pe. Sávio Fiorot.

O Tribunal está aberto, juntamente com Câmara Eclesiástica, com seus Auditores, para bem atender o povo de Deus e dar as respostas necessárias e prudentes aos que delas precisarem.

Que o ano de 2024 seja o mais produtivo possível, no sentido de defender o Matrimônio, a sua importância diante de Cristo, mas também de solucionar os dilemas vivenciados por muitos casais.