Notícias DiocesanasNotícias em Destaque

3º Retiro Diocesano para Coordenação dos MESCEs

“…Não te ordenei: Sê firme e corajoso?” (Josué 1,9)

No décimo dia do mês de março do ano em curso, na Fazenda Cascata, às 07:30h, teve início o 3º Retiro Diocesano para a coordenação dos MESCEs. A coordenadora Adriana apresentou sua equipe diocesana, desejando a todos boas-vindas com a invocação ao Espírito Santo e à Trindade Santa, com animação do grupo Ministério da Música Dom de Deus. Em seguida, houve um momento para o café. O primeiro momento espiritual foi conduzido pelo Padre Douglas, administrador paroquial da Paróquia Santa Rita, que fez uma belíssima meditação sobre a “Obediência”, destacando a importância de nos submetermos e cumprirmos o que nos é ordenado. O Padre Douglas também citou uma frase de Tomás de Kempis: “o caminho da obediência nos leva ao céu, e é muito mais seguro obedecer do que comandar.”

Posteriormente, houve um momento de silêncio/recolhimento pessoal. Às 10:30, foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo Padre Aldomiro, pároco da Paróquia São Benedito em Posta da Mata, em comemoração ao 4º Domingo da Quaresma, conhecido como “Domingo Laetare”, ou “Domingo da Alegria”. Em sua homilia, o Padre Aldomiro ressaltou a importância de olhar para a Cruz de Cristo como símbolo de superação e redenção, e como isso pode nos ajudar a superar as influências prejudiciais do mundo. Ele lamentou que essa lição nem sempre seja ensinada adequadamente às crianças e até mesmo a nós.

Às 11:30, houve outro momento de silêncio/recolhimento pessoal, seguido de um almoço muito organizado e delicioso às 12:00. Às 13:20, houve animação com o Ministério da Música, seguido pelo segundo momento espiritual às 13:30, conduzido pelo Padre Paulo César, administrador paroquial da Paróquia Santo Antônio de Pádua- Distrito. Ele meditou sobre o versículo do Livro de Josué: “…Não te ordenei: Sê firme e corajoso?”, enfatizando a importância da fidelidade à lei como condição para a ajuda divina. O Padre Paulo César destacou que Deus vê e ouve tudo, e que precisamos ser firmes e corajosos em nossa missão como coordenadores, transmitindo sempre a verdade com coragem.

Após um momento de silêncio/deserto, às 15:00, houve um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzido pelo Diácono Giovane. Em seguida, Adriana fez alguns comunicados, avisos, agradecimentos, e cada participante recebeu um mimo (uma bolsa). O retiro foi encerrado com um delicioso café, onde houve oportunidade para conversas, sorrisos e abraços.