Notas OficiaisNotícias DiocesanasNotícias em Destaque

Celebração Anual da Missa dos Santos Óleos: Missa da Unidade na Diocese de Teixeira de Freitas – BA

Todos os anos, na semana santa se realiza um dos rituais mais significativos e simbólicos de sua tradição: a Missa dos Santos Óleos, também conhecida como Missa da Unidade. E esse ano não podia ser diferente, no dia 25 de março, aconteceu na Catedral São Pedro de Teixeira de Freitas, a missa presidida pelo nosso querido Bispo Dom Jailton.

Em sua homilia, o bispo explica todo o significado da missa e dos óleos que foram abençoados na Missa dos Santos Óleos. A missa é uma ocasião em que os fiéis se reúnem para consagração de três óleos sagrados: o Óleo do Crisma, o Óleo dos Enfermos e o Óleo dos Catecúmenos.

O Óleo do Crisma, o mais significativo entre os três, é usado em sacramentos como o Batismo, a Confirmação (Crisma) e a Ordenação Sacerdotal. Ele é consagrado pelo bispo durante a Missa dos Santos Óleos, simbolizando a santidade e a força do Espírito Santo que acompanham os fiéis em seu caminho de fé.

O Óleo dos Enfermos, utilizado no sacramento da Unção dos Enfermos, é uma fonte de conforto e cura espiritual para os doentes e os que sofrem. Sua consagração durante esta missa reforça a importância da oração e do cuidado pastoral na comunidade católica, especialmente em momentos de doença e fragilidade.

O Óleo dos Catecúmenos é usado no rito de iniciação cristã para aqueles que estão se preparando para receber os sacramentos do Batismo e da Confirmação. Sua consagração durante a Missa dos Santos Óleos marca o início da jornada espiritual daqueles que estão sendo iniciados na fé católica.

Além da consagração dos óleos sagrados, a Missa dos Santos Óleos é uma oportunidade para os padres renovarem seus votos sacerdotais diante de seus bispos e de toda a comunidade. Este ato de renovação fortalece os laços fraternos entre os clérigos e reafirma seu compromisso com o serviço e o ministério na Igreja.

A Missa dos Santos Óleos é mais do que um ritual litúrgico; é um momento de comunhão e unidade na fé católica. Ao celebrar juntos a consagração dos óleos sagrados e renovar seus votos de serviço e amor a Deus e ao próximo, os fiéis fortalecem os laços que os unem como membros do corpo de Cristo.

Fotos: Maiane Fernandes
Edição: George e Breno