Notícias DiocesanasNotícias em Destaque

Formação para MESCES da forania São José.

No dia 2 de junho de 2024, a Paróquia São José Operário, em Itabatã, sediou um encontro especial destinado aos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCES) das regiões de Nova Viçosa, Mucuri, Itabatã, Posto da Mata, Helvécia, Argolo e Trevo de Posto da Mata. O evento teve início com a celebração da Santa Missa, seguida de um momento de confraternização durante o café compartilhado.

Dentro da igreja, os participantes foram recebidos pela coordenadora diocesana Adriana Canguçu, que iniciou a formação destacando a importância do papel dos MESCES na comunidade. Adriana apresentou parte da equipe organizadora e convidou a pastoral de música para um momento de louvor e adoração.

Durante o encontro, Adriana enfatizou as responsabilidades e o perfil esperado dos MESCES, conforme orientações do Bispo Dom Jailton Lino. Discutiu-se o compromisso dos ministros com a santidade do Dia do Senhor e sua vida de oração, além dos cuidados necessários durante a distribuição da comunhão, incluindo vestimentas adequadas e postura exemplar.

Questões como a conduta pessoal fora da igreja, o cuidado com objetos litúrgicos e a postura nas redes sociais também foram abordadas, reforçando o zelo necessário tanto pelo corpo individual, quanto pela casa de Deus.

No período da tarde, o Padre Aldomiro Aciole conduziu uma reflexão sobre o sacramento e sua importância na vida dos fiéis, seguido por uma apresentação dos objetos litúrgicos pelo Felipe, explicando seu significado e uso segundo os ensinamentos da Igreja.

O diácono Pedro Francisco destacou a importância da vida de oração e da intimidade com Deus para os MESCES, enquanto o Padre Sávio encerrou o evento com uma emocionante adoração ao Santíssimo Sacramento.

O encontro proporcionou um dia de formação espiritual e prática para os participantes, reforçando seu compromisso com o serviço eclesial e a comunidade local.