Notícias Diocesanas – Julho/24
“Não vos angustieis!”
AGOSTO: um mês dedicado às Vocações
O mês de agosto é dedicado à oração, reflexão e ação nas comunidades sobre o tema das vocações. Este ano, a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) junto com o Serviço de Animação Vocacional – Pastoral Vocacional, definiu como temática principal do mês vocacional: “Igreja como uma sinfonia vocacional” e o lema: “Pedi, pois, ao Senhor da Messe” (Mt 9, 38).
Segundo o assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, padre Guilherme Maia Junior, o tema foi aprovado na última reunião ampliada da Comissão, realizada em setembro do ano passado, e tem como base uma frase da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações de 2023.
“A igreja como uma sinfonia vocacional” é o tema, onde cada um de nós que compõe a igreja dá a sua nota, o seu tom para gerar essa grande harmonia que temos que ter no trabalho pastoral, olhando em cada lugar o desempenho da nossa vocação, a vocação para qual Deus nos chama. E o lema deste ano é “Pedi, pois, ao Senhor da Messe”, que está no Evangelho de Mateus 9, versículo 38. A nossa tônica, que é o primeiro passo vocacional, é a nossa oração, é o pedido que Deus nos faz para que a gente reze, para que Ele envie trabalhadores para sua Messe.
Instituído em 1981, pela CNBB, em sua 19ª Assembleia Geral, o mês vocacional tem como objetivo principal conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional. De lá para cá, todos os anos alguma temática tem sido trabalhada.
No primeiro domingo de agosto, comemora-se a vocação sacerdotal.
O sacerdote age em nome de Cristo e é seu representante dentro de sua comunidade. Ao padre compete ser pastor e pai espiritual para todos sob sua responsabilidade. Pela caridade pastoral, ele deve buscar ser sinal de unidade e contribuir para a edificação e crescimento da comunidade de forma que ela torne-se cada vez mais atuante e verdadeira na vivência do Evangelho.
Atualmente também se comemora o dia das vocações diaconais, ou melhor dizendo: dia das vocações aos ministérios ordenados. Essa comemoração se deve ao fato de no dia 4 de agosto celebrarmos o dia de São João Maria Vianney, o Cura D’Ars, patrono dos padres; e, no dia 10 de agosto, o dia de São Lourenço, patrono dos diáconos.
No segundo domingo, comemora-se a vocação matrimonial.
Por imitação do segundo domingo de maio – no qual é comemorado o Dia das Mães – temos o Dia dos Pais. Sabemos que no Brasil esse dia é comemorado porque antigamente no dia 16 de agosto celebrava-se o dia de São Joaquim, pai de Nossa Senhora e, por isso, adotou-se esse dia e depois o domingo para essa comemoração. Devido a esse fato, nesta data é comemorada a vocação matrimonial.
No terceiro domingo comemora-se a vocação à vida consagrada.
Essa recordação é feita porque no dia 15 de agosto celebramos o Dia da Assunção de Maria aos céus, solenidade que aqui no Brasil é transferida para o domingo seguinte.
Homens e mulheres que consagraram suas vidas a Deus e ao próximo. Desta vocação brotam carismas e atuações que enriquecem nossas comunidades com pessoas que buscam viver verdadeiramente seus votos de castidade, obediência e pobreza. São testemunhos vivos do Evangelho.
Perseverantes, os religiosos estão a serviço do Povo de Deus por meio da oração, das missões, da educação e das obras de caridade. Com sua vida consagrada, eles demonstram que a vida evangélica é plenamente possível de ser vivida, mesmo em mundo excessivamente material e consumista. São sinais do amor de Deus e da entrega que o homem é capaz de fazer ao Senhor.
No quarto domingo, comemoram-se as vocações leigas.
Ser leigo atuante é ter consciência do chamado de Deus a participar ativamente da Igreja e do Reino contribuindo para a caminhada e o crescimento das comunidades rumo a Pátria Celeste. Assumir esta vocação é doar-se pelo Evangelho e estar junto a Cristo em sua missão de salvação e redenção.
Neste dia celebramos todos os leigos que, entre família e afazeres, dedicam-se aos trabalhos pastorais e também missionários. Os leigos atuam como colaboradores dos padres na catequese, na liturgia, nos ministérios de música, nas obras de caridade e nas diversas pastorais existentes.
Nos anos em que o mês de agosto possui cinco domingos, a Igreja celebra neste dia o ministério do Catequista. Os catequistas são, por vocação e missão, os grandes promovedores da fé na comunidade cristã preparando crianças, jovens e adultos não só para os sacramentos, mas também para darem testemunho de Cristo e do Evangelho no mundo.
Às portas deste tempo tão significativo para a Igreja, orientamos a todos os diocesanos em comunhão com o seu bispo e os seus sacerdotes que apoiem a iniciativas que propomos a seguir:
- Divulgar o cartaz do Mês Vocacional nas redes sociais, nos grupos paroquiais, através do Whats App e de outras mídias;
- Realizar encontros vocacionais nas paróquias e comunidades ao longo do mês;
- Celebrar e destacar a vocação específica de cada fim de semana na liturgia da Sagrada Eucaristia dominical;
- Rezar com intensidade a oração vocacional já há anos adotada na nossa diocese;
- Apresentar na catequese modelos vocacionais de acordo com as faixas etárias, especialmente os exemplos bíblicos e dos santos;
- Organizar, onde não existem, as Equipes Vocacionais Paroquiais (EPVs);
- No último final de semana do mês de agosto a coleta, em todas as missas, é dedicada aos seminários. Incentivar a todos a serem generosos em ajudar a formação dos nossos seminaristas
Empenhemo-nos todos neste tempo especial. As vocações saem das comunidades que rezam e por elas trabalham.
Dom Jailton de Oliveira Lino, psdp
- Ordenações sacerdotais: No dia 27 de julho aconteceu em nossa Diocese, na Catedral Diocesana, a ordenação sacerdotal dos Diáconos: Diego Cláudio de Oliveira Monteiro; Giovane Souza Cruz; Henrique Santos Correia; Paulo Thadeu Souza Santos; Pedro Francisco Pereira Medeiros; Phellipe Moreira da Fé; Rodrigo Rodrigues Vieira; Tharles Brandão Batista. Desejamos a todos um fecundo trabalho missionário com os padres responsáveis por essas paróquias e com o Povo de Deus a eles confiado.
- Ordenação Diaconal: no próximo dia 03 de agosto de 2024, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima será ordenado diácono para a Santa Igreja nosso seminarista David dos Anjos, em missa presidida por nosso bispo Dom Jailton de Oliveira Lino. A celebração eucarística será às 17:00h. Que Deus abençoe nosso novo diácono e seu ministério em nosso Igreja particular.
- Pe. Domingos Bento dos Santos Filho: este nosso irmão solicitou ao nosso bispo diocesano seu afastamento do ministério sacerdotal. Deste modo, ele deixa a Paróquia Nossa Senhora do Prado e segue sua vida na busca do processo de redução a estado laical. Rezamos por ele. Agradecemos pelos seus serviços prestados em nossa diocese como sacerdote e por sua presença e nosso presbitério. Que Deus continue lhe abençoando e cobrindo de graças, força e coragem.
- Retorno do Pe. Roberto Pereira: no dia 25 de setembro próximo, Pe. Roberto estará retornando da Itália onde esteve fazendo mestrado em Espiritualidade nestes dois últimos anos. Parabenizamos ao nosso Mestre em Espiritualidade por essa conquista damos-lhe nossas boas-vindas.
- Liberação para estudar na Itália: no dia 21 de agosto próximo nossos padres Marcos Viana Silva e Jaelson Cerqueira Santos estarão partindo para Roma. Pe. Jaelson vai fazer mestrado em Teologia Moral na Accademia Alfonsiana de Roma e Pe. Marcos fará mestrado em Liturgia no Pontifício Ateneo Santo Anselmo, também em Roma. Desejamos-lhes boa viagem e muito sucesso nos estudos.
- Retiro anual dos seminaristas: desde o dia 18 de julho nossos seminaristas estão reunidos em retiro espiritual, orientado pelo Pe. Wagner Augusto do clero da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. O Retiro será concluído no próximo dia 24 de julho com missa presidida pelo bispo diocesano.
- Comissão Diocesana para o Jubileu 2025: para ajudar toda a Diocese a celebrar bem o grande Jubileu de 2025 – Peregrinos da Esperança, Dom Jailton de Oliveira Lino nomeou a Coordenação Diocesana de Pastoral como Comissão Jubilar. Agradecemos ao Pe. Ricardo Menezes, Coordenar Diocesano de Pastoral e Comissão Diocesana de Pastoral por mais este serviço à nosso Igreja particular.
- Nomeações e transferências:
Considerando as necessidades pastorais e a adequada distribuição dos Ofícios Eclesiásticos, seguindo o que prescreve a disciplina da Igreja, o Direito Particular e os legítimos costumes de nossa Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, o Exmo. e Revmo. Sr. Bispo, Dom Jailton de Oliveira Lino, psdp, procedeu às seguintes nomeações e provisões que, oportunamente, se regerão pelas determinações dos respectivos Decretos:
- Revmo. Pe. Diego Cláudio de Oliveira Monteiro. Vigário Paroquial da Paróquia São Francisco. Apresentação no dia 18/08, às 18:00h.
- Revmo. Pe. Giovane Souza Cruz. Administrador Paroquial da Paróquia Santa Luzia, em Teixeira de Freitas. Posse dia 09/08, às 19:30h.
- Revmo. Pe. Henrique Santos Correia. Administrador Paroquial da Paróquia São Sebastião, em Vereda. Posse dia 07/08, às 19:00h.
- Revmo. Pe. Paulo Thadeu Souza Santos. Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, morando em Batinga. Apresentação no dia 04/08, às 19:00h.
- Revmo. Pe. Pedro Francisco Pereira Medeiros. Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Purificação. Apresentação no dia 13/08, às 19:00h.
- Revmo. Pe. Phellipe Moreira da Fé. Vigário Paroquial da Paróquia Co-Catedral Santo Antônio. Apresentação no dia 05/08, às 19:00h.
- Revmo. Pe. Rodrigo Rodrigues Vieira. Administrador Paroquial da Paróquia São Lourenço. Posse no dia 10/08, às 19:30h.
- Revmo. Pe. Tharles Brandão Batista. Vigário Paroquial da Paróquia São Bernardo. Apresentação no dia 18/08, às 18:00h.
- Revmo. Pe. Paulo César Pereira Pinto. Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Teixeira de Freitas. Posse dia 08/08, às 19:00h;
- Revmo. Pe. Emanoel Silva dos Santos. Administrador Paroquial da Paróquia Santo Antônio – distrito de Teixeira de Freitas. Posse no dia 16/08, às 19:30h
- Revmo. Pe. José Ricardo de Almeida. Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, morando em Itanhém. Apresentação no dia 15/08, às 18:00h.
- Revmo. Pe. Paulo André Costa de Oliveira. Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Purificação. Posse dia 13/08, às 19:00h.
- Revmo. Pe. Leonardo Carvalho. Administrador Paroquial da Paróquia São Cristóvão. Posse no dia 14/08, às 19:00h.
Dom Jailton revela sua gratidão aos padres envolvidos nas nomeações e transferências pela abertura, disponibilidade e sensibilidade pastoral, sinal de diocesaneidade e amor à Igreja.
Teixeira de Freitas, 27 de julho de 2024
Pe. Ariston Domingues de Araújo
Chanceler do Bispado
Oração pelas vocações
Jesus, mestre divino que chamastes os apóstolos para vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas. E continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas, dai forças para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém!