Padres Jaelson e Marcos se Despedem da Diocese para Estudar em Roma
Os padres Marcos (Paróquia Santa Luzia) e Jaelson (Paróquia Nossa Senhora das Graças) viajarão no dia 21 de agosto para estudarem em Roma. Pe. Jaelson fará mestrado em Teologia Moral na Accademia Alfonsiana de Roma e Pe. Marcos estudará o mestrado em Liturgia no Pontifício Ateneo Santo Anselmo.
Leia abaixo as cartas que cada um escreveu:
Pe. Jaelson Cerqueira:
Queridos irmãos e irmãs. Com muita alegria, o padre Marcos e eu, recebemos o convite para irmos estudar em Roma na Itália. Para mim foi uma grande surpresa porque nunca me imaginei indo para o exterior para estudar. Por isso, foi uma grata surpresa a proposta do nosso bispo. Imediatamente, após entender o projeto dei o meu sim, ao senhor Bispo e desde aquele instante começamos a nos preparar através de noções básicas do italiano e da vida lá em Roma.
Estou bastante animado para viver esta experiência singular, poder estudar na Cidade Eterna é verdadeiramente uma dádiva para nós. Dom Jailton, desde que chegou à Diocese manifestou seu desejo por formar ainda mais o clero diocesano, através da fundação do nosso Seminário em Salvador e também a incentivar a formação permanente do Clero. E logicamente a nossa ida para os estudos, caracteriza-se a concretização deste projeto e como tem sido abraçado o projeto por parte do clero e do povo de Deus que nos ajuda nas despesas.
Por outro lado, apesar de existir esta alegria de nossa ida para Roma, nossos paroquianos foram todos tomados de uma tristeza pela nossa partida, aqui na Paróquia Nossa Senhora das Graças em Teixeira, me sinto muito querido pelo povo, de forma que todos ficaram muito tristes pela minha partida. Um misto de sentimentos, na verdade, felizes por que estou indo para me formar melhor e tristes por ser para tão longe. Afinal nossas amizades foram formadas e solidificadas nestes mais de 4 anos juntos. Mas, todos nós procuramos compreensão porque o que estou indo fazer é me preparar melhor para que eu possa servir melhor. Realmente estou muito ansioso e esperançoso por chegar em Roma. Acho que a última vez que me senti assim foi quando fui enviado para São Paulo para o Seminário. Por isto, rendo a Deus todo louvor e gratidão por me haver escolhido através dos meus superiores para desenvolver esta missão. Também peço a todos orações pelo Padre Marcos e eu. Que Deus derrame muitas bênçãos sobre todos nós neste tempo. Deus abençoe a todos.
Pe. Marcos Viana:
Amados irmãos e irmãs em Cristo. Neste mês dedicado às vocações, nossa Igreja diocesana dá um significativo passo na formação permanente do Clero. Há pouco mais de um ano, Pe. Jaelson e eu recebemos a grata notícia do nosso envio para a Itália. Eu, de modo particular, recebi essa notícia ciente da responsabilidade. Assumo esse desafio com a certeza de que Cristo nos chama a avançar as águas mais profundas. Esse avançar não significa um ato isolado, mas representa o avanço de toda nossa Diocese que reza e investe na boa formação de todo o clero.
Meu desejo, é amar e servir nossa amada Igreja. Peço-vos, por gentileza, que rezem por nós.
Gostaria de convidá-los para Santa Missa de 02 anos de padre e despedida da Paróquia Santa Luzia, lugar onde estou e amo, e passei os primeiros anos do sacerdócio servindo.
Por fim, meus queridos, nossa meta é o Céu, nosso desejo deve ser o Cristo, por isso, tenhamos sempre a coragem de nos entregar totalmente ao Senhor da Messe, que nos convida a segui-Lo.