Notícias DiocesanasNotícias em Destaque

PALESTRA E MISSA MARCAM ENCERRAMENTO DA SEMANA DA FAMÍLIA NA CATEDRAL SÃO PEDRO

No sábado, dia 17 de agosto de 2024, a Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas celebrou o encerramento da Semana da Família com uma programação repleta de fé e reflexão. O evento, que marcou o final de uma semana dedicada ao fortalecimento dos laços familiares e à vivência do tema “Família e Amizade”, reuniu centenas de fiéis para uma carreata, seguida de uma palestra inspiradora e a celebração da Santa Missa na Catedral São Pedro

A carreata, que percorreu as ruas da cidade, foi um momento de comunhão e testemunho público da importância da família como base da sociedade e da amizade como forma de viver o Evangelho. A alegria e a devoção dos participantes refletiram o espírito de união e fraternidade que marcou toda a Semana da Família.

Após a carreata, os fiéis se reuniram na Catedral São Pedro para uma palestra ministrada pela psicóloga Daisy Rigo (@daisy.rigo_psi). Em sua fala, Daisy abordou questões práticas e reflexivas sobre as relações familiares, estacando a necessidade de estarmos presentes e atentos aos detalhes do cotidiano. “Quantas vezes marido e mulher estão deitados em sua cama mexendo no celular, enquanto poderiam estar conversando sobre coisas legais. Nem reparam mais nos detalhes do outro, que o marido cortou o cabelo, ou que a mulher fez a sobrancelha. Estamos deixando a vida nos levar,” disse a psicóloga, chamando a atenção para a importância de manter viva a comunicação e o cuidado mútuo.

Daisy também ressaltou o papel dos pais como referências para os filhos e a responsabilidade que isso implica: “Somos referência para os nossos filhos, vamos deixar nas mãos de outros essa responsabilidade?” Ela incentivou as famílias a refletirem sobre suas prioridades e a direção que estão dando às suas vidas: “O dia tem 24 horas, durante essas 24 horas, onde está concentrado o seu olhar? O que você está fazendo? Como eu estou conduzindo a minha vida? E a minha família? Para qual direção la está indo? Vocês têm sido estacas para seus filhos? Esposos e esposas, para onde estão caminhando?”

A psicóloga finalizou sua palestra enfatizando o poder das escolhas e das atitudes, mesmo diante das situações que não podemos mudar: “Em várias situações nós temos a capacidade de escolher, de ter atitude. Mas tem situações que eu não posso mudar, por exemplo, eu não posso mudar minha mãe, eu não posso mudar meu pai, mas eu posso escolher qual atitude vou ter diante dos
meus pais.”

O encerramento da Semana da Família culminou com a celebração da Santa Missa, presidida pelo padre Henrique Corrêa. Durante a homilia, o padre Metódio que estava concelebrando, trouxe palavras de encorajamento aos fiéis, especialmente àqueles que enfrentam desafios na vida conjugal: “Se você tem
orado por sua esposa, mas ela não tem orado com você porque ela é rebelde, ore por você e ore por ela. Se o seu esposo não quer ir à missa, então vá você, ore por você e ore por ele.”

Ele reforçou a importância da perseverança na fé e no amor, mesmo quando o outro ainda não está no mesmo caminho: “Eu já vivo com a minha esposa há mais de 10 anos e peço a benção de Deus para o Sacramento do Matrimônio, mas ela não quer. Venha filho para a igreja, escute a palavra de Deus, se
alimente da palavra de Deus, não se alimente da Santa Eucaristia e eu creio que na sua insistência muitos pecados seus serão perdoados e haverá a possibilidade de você ir para o céu, porque Deus está vendo os seus caminhos e o que está fazendo.”

A celebração marcou não apenas o encerramento de uma semana especial, mas também renovou o compromisso das famílias com a vivência dos valores cristãos no dia a dia. Que as palavras e ensinamentos compartilhados durante essa semana continuem a inspirar e fortalecer as famílias da nossa diocese.

Contatos da Psicologa Daisy Rigo: Site http://daisyrigo.com/ – Instagram: @daisy.rigo_psi

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo