Notas OficiaisNotícias em Destaque

Notícias Diocesanas – Novembro/2024

O Advento

Começamos o novo Ano Litúrgico e um novo ciclo da liturgia com o Advento, tempo de preparação para o nascimento de Jesus Cristo no Natal. É hora de renovação das esperanças, com a advertência do próprio Cristo, quando diz: “Vigiai!”, para não sermos surpreendidos.

Realização e confirmação da Aliança de Deus

A chegada do Natal, preparado pelo ciclo do Advento, é a realização e confirmação da aliança anunciada no passado pelos profetas. É a aliança do amor realizada plenamente em Jesus Cristo e na vida de todos aqueles que praticam a justiça e confiam na Palavra de Deus.

Estamos em tempo de educação de nossa fé, quando Deus se apresenta como oleiro, que trabalha o barro, dando a ele formas diversas. Nós somos como argila, que deve ser transformada conforme a vontade do oleiro. É a ação de Deus em nossa vida, transformando-a de Seu jeito.

Neste caminho de mudanças, Deus nos deu diversos dons conforme as possibilidades de cada um. E somos conduzidos pelas exigências da Palavra de Deus. É uma trajetória que passa pela fidelidade ao Todo-poderoso e ao próximo, porque ninguém ama a Deus não amando também o seu irmão.

O advento é convocação para a vigilância. A vida pode ser cheia de surpresas; e a morte chegar quando não esperamos. Por isso, é muito importante estar diuturnamente acordado e preparado, conseguindo distanciar-se das propostas de um mundo totalmente afastado de Deus.

Outro fato é não desanimar diante dos tipos de dificuldades e de motivações que aparecem diante nós. Estamos numa cultura de disputa por poder, de ocupar os primeiros lugares sem ser vigilantes na prestação de serviço. Quem serve, disse Jesus, é “servo vigilante”.

Confiar significa ter a sensação de não estar abandonado por Deus. Com isso, no Advento, vamos sendo moldados para acolher Jesus no Natal como verdadeiro Deus. Aquele que nos convoca a abandonar o egoísmo e seguir Jesus Cristo.

Preparar-se para o Natal já é ter a sensação das festas de fim de ano. Não sejamos enganados pelas propostas atraentes do consumismo. O foco principal é Jesus Cristo como ação divina em todo o mundo.

Dom Jailton de Oliveira Lino, psdp
Bispo Diocesano

1. Admissões:  com muita alegria e gratidão a Deus temos a satisfação de comunicar que nosso bispo diocesano, tendo ouvido os responsáveis acolhe os seguintes seminaristas para:

  1. Seminário Maior São João Paulo II: Cayo Gracco da Rocha, Franklis Santos Dias e Pablo de Souza Miguel;
  2. Leitorado: Adriel Rodrigues de Souza, Eduardo de Almeida e Weslon Chaves F. Rocha Júnior;
  3. Acolitado: Alex Cardoso Ferreira, Elson Fernandes Salvador, Ivan Francisco Lima, Ronny Von de Souza Rodrigues, Wesley Ferreira Lima;
  4. Ordenação Diaconal: Vítor Leite da Silva;
  5. Ordenação Sacerdotal: Diác. David Oliveira dos Anjos.

A admissão ao Leitorado e Acolitado acontecerá no dia 22 de dezembro às 18:00h na Catedral Diocesana. A ordenação diaconal acontecerá no dia 20 de dezembro, às 19:00h na Matriz Nossa Senhora das Graças em Lajedão. Já a ordenação sacerdotal será no dia 08 de fevereiro de 2025, às 17:00h na Matriz Nossa Senhora de Fátima em Itamaraju.

Louvamos a Deus pelo dom do chamado e pela resposta generosa dos nossos jovens. Rezemos por eles, pelos seus formadores e pedindo que Deus continue chamando muitos para o seu serviço no Reino.

2. Criação da Paróquia Cristo Rei – Itamaraju: nosso bispo diocesano, tendo ouvido os interessados e os respectivos conselhos resolve criar a Paróquia Cristo Rei, com sede em Itamaraju.

A Celebração Eucarística da criação da Paróquia será no dia 23 de novembro de 2024, às 18:00h na Igreja Matriz de Cristo Rei. A celebração será presidida pelo nosso bispo diocesano. Na oportunidade nosso bispo dará posse ao primeiro Administrador Paroquial Pe. Kayo Campeche Barros. Agradecemos a Deus por este momento de graça para esta comunidade e para toda a nossa Diocese!

Teixeira de Freitas, 13 de novembro de 2024

Pe. Ariston Domingues de Araújo
Chanceler do Bispado

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo