Notícias DiocesanasNotícias em Destaque

“Nada antepor ao amor de Cristo”: Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas Celebra Ordenação Presbiteral de Vitor Leite da Silva.

Em um momento de profunda alegria e emoção, a Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas celebrou, na última quarta-feira (02/04), na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Lajedão-BA, a ordenação presbiteral do diácono Vitor Leite da Silva. A solene celebração foi presidida por Dom Jailton Lino de Oliveira, agora bispo da Diocese de Itabuna, e contou com a presença de diversos padres, seminaristas, religiosas, familiares, amigos e fiéis vindos de várias comunidades.

O neo-sacerdote, Vitor Leite, iniciou sua caminhada vocacional ainda jovem, inspirado pelo testemunho de fé da comunidade e no seio da Paróquia Nossa Senhora das Graças. Após anos de formação, estudo e serviço pastoral, ele agora responde ao chamado definitivo de Deus com o coração cheio de gratidão e entrega.

A ordenação presbiteral ocorre dentro da celebração da Eucaristia. Após a Liturgia da Palavra, inicia-se o rito de ordenação com a apresentação do candidato. Este se dirige ao bispo e, em sinal de respeito e submissão, beija-lhe a mão. Em seguida, o padre Roberto, também filho de Lajedão, solicita ao bispo que conceda à Santa Mãe Igreja o ministério do presbiterato para o candidato.

Durante a homilia, Dom Jailton expressou sua gratidão ao neo-sacerdote: “A nossa Igreja Diocesana se enche de alegria no dia de hoje por causa do teu ‘sim’, da tua dedicação e do teu empenho…”

O momento mais emocionante da celebração foi a imposição das mãos e a prece de ordenação, seguidos pelos ritos próprios do presbiterato, como a unção das mãos, a entrega do cálice e da patena, e o abraço da paz com os demais presbíteros.

Ao final da celebração, o novo padre expressou, com voz embargada, sua gratidão:
“Hoje meu coração transborda de gratidão e emoção. O Senhor, em sua infinita misericórdia, quis me chamar para ser sacerdote. É impossível não recordar as palavras do saudoso Papa Bento XVI: ‘O Senhor é mestre em se utilizar de instrumentos insuficientes’… Hoje, mais do que nunca, compreendo que o sacerdócio não é mérito, mas graça.”

Que o ministério do padre Vitor Leite seja fecundo e guiado pelo Espírito Santo, para que ele seja, a cada dia, sinal do amor de Cristo no meio do povo. Rezemos por sua missão, certos de que aquele que começou a boa obra saberá conduzi-la até o fim.

Fotos , texto e transmissão: Pascom Lajedão

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo