DNJNotícias em Destaque

Fé e espiritualidade jovem marcaram o DNJ 2017

Fieis participaram da programação especial do Dia Nacional da Juventude no Santuário Jesus Misericordioso Cruzeiro Santo, em Itanhém

“Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade”. 1 Timóteo 4:12. Esse chamado para viver uma vida santa tem sido ouvido por muitos jovens da Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas. A celebração do Dia Nacional da Juventude de 2017 foi um exemplo bem vívido disso. Itanhém foi a cidade escolhida para sediar o encontro esse ano, e os cerca de 4 mil fiéis que participaram do fim de semana de atividades já tiveram um desafio logo no início: o de subir a longa e tortuosa ladeira que leva até o Santuário Jesus Misericordioso Cruzeiro Santo. A linda vista que presenteia quem chega até o local já deixava claro que muita coisa boa estaria por vir desse momento, que é pensado e organizado ao longo de um ano. E realmente veio. A juventude dos 13 municípios que compõe a Diocese esteve presente para acompanhar a programação com shows, pregações, teatro, adoração e muita oração.

Toda a comunidade católica da região foi convidada a participar, mas o grande foco foi acolher a juventude. Assim, a coordenadora da Juventude Diocesana, Elisangela Rosa, ressaltou que toda essa preparação acontece assim que é escolhido o nome da cidade que vai sediar o evento: “As pessoas já começam a se movimentar assim que fazemos o anúncio, pois é um trabalho grande, principalmente para a juventude. E precisamos parabenizar os jovens de Itanhém, que abraçaram essa causa com muita alegria e grande carisma. Vivemos grandes bênçãos durante esse fim de semana, em especial por estarmos em um lugar tão abençoado quanto o Santuário Jesus Misericordioso Cruzeiro Santo, algo também ainda novo na Diocese”.

O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, inspirado pelo ano nacional da juventude promovido pela ONU. A Pastoral da Juventude enxergou uma oportunidade de dar mais voz aos jovens, além de promover um momento específico para eles no mesmo período no Brasil inteiro. Em Itanhém, muita espiritualidade marcou o evento, com um lindo momento de adoração ao Santíssimo. E todas as atividades foram coroadas pela celebração da Santa Missa, presidida pelo padre Edivaldo, administrador diocesano: “A Diocese se alegra muito com a presença de todos os jovens que participaram desse momento tão importante quanto esse. Sabemos que o mundo tem muitos desafios e tentações para desvirtuar as pessoas do caminho do Senhor, especialmente a juventude, e o propósito do DJN é justamente trazer esse jovem de volta para a presença de Deus. Em um mundo tão dilacerado onde vivemos, essa é oportunidade de acolher a Palavra e se renovar no amor do Pai, tornando-se testemunhas de Jesus”.

E pouco antes do encerramento da missa já foi anunciada a próxima cidade que irá receber o Dia Nacional da Juventude em 2018. Foi escolhida Itamaraju, e para lá seguiu a cruz que estava em Itanhém, que permanecerá no município durante um ano, até a realização do próximo DNJ. “Agradeço a todos que participaram desse momento. Estamos muito satisfeitos em termos conseguido alcançar o nosso objetivo, que era o de acolher bem e fazer o outro feliz. Itamaraju foi a escolhida e já deixamos o pedido para que os fiéis da cidade já comecem a se preparar para esse grande momento. Cuidem bem da cruz que agora ficará com vocês das paróquias Nossa Senhora de Fátima e São Cosme e Damião. Esse ano foi muito especial por ter acontecido aqui no Santuário Jesus Misericordioso Cruzeiro Santo e que ano que vem todo o esforço feito para a organizar o DNJ também dê excelentes frutos”, comentou Padre Valdir, de Itanhém.

A experiência no Santuário

Muita gente ainda não conhecia o Santuário Jesus Misericordioso Cruzeiro Santo, em Itanhém. A subida pode assustar um pouco, mas com certeza vale a pena passar por essa experiência. A coordenadora da Juventude Diocesana comenta que é muito fácil o jovem se dispersar, mas que eles também gostam de novidades e desafios, por isso a subida foi também um momento muito importante: “É complicado dizer que houve um momento mais marcante no DJN 2017, mas com certeza essa subida para o Santuário merece ser destacada. Uma experiência incrível. E estar aqui, com essa vista, ao ar livre, vivendo esse momento único vai ficar marcado na cabeça de todos que puderam estar aqui”.

Para Padre Edivaldo, quem aceitou fazer a pé o caminho até o Santuário já pôde viver também um importante momento de reflexão: “Claro, essa caminhada que os jovens puderam fazer aqui também lembra a caminhada de Jesus anunciando o reino de Deus. Jesus, jovem de Nazaré, que não teve medo de propagar essa boa notícia. O jovem diocesano também pôde refletir esse desejo de ser seguidor de Jesus, jovem como ele, podendo anunciar ao mundo a boa nova de um reino de justiça, paz e esperança”.