Notas OficiaisNotícias em Destaque

Diante de Multidão, Dom Jailton é Ordenado Bispo

Diante de uma multidão de fiéis vindos de diversos pontos do país, Dom Jailton de Oliveira Lino, 52 anos, foi ordenado bispo na manhã deste sábado. A Serra Gaúcha assistiu à chegada de mais um de seus bispos em cerimônia celebrada no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. Dom Jailton faz parte da Congregação Pobres Servos da Divina Providência e atuará na cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia, retornando ao Estado em que nasceu.

Ainda que a celebração iniciasse às 10h, a movimentação no Santuário iniciou logo cedo. A chegada de centenas de religiosos, outras centenas de moradores de Teixeira de Freitas e de pelo menos 18 bispos de todo país revelou a importância desta ordenação para a igreja católica. As irmãs da congregação foram responsáveis pela acolhida do povo. A manhã especial teve a primeira aparição de Dom Jailton, já paramentado como bispo, por volta das 9h. A simplicidade do religioso é uma das marcas do seu trabalho, que foi ordenado sacerdote em 1988, no município baiano de Feira de Santana (BA). Desta vez, quis tornar-se bispo no Santuário de Caravaggio por ter sido cenário de bons momentos de atuação profissional e pessoal.

Os bispos responsáveis pela ordenação foram Dom Itamar Vian, arcebispo emérito da Arquidiocese de Feira de Santana, Dom Jaime Pedro Kohl, bispo de Osório e Dom Alessandro Ruffinoni, bispo de Caxias do Sul. A celebração teve também a presença do bispo emérito da diocese de Caxias, Dom Paulo Moretto. O rito de ordenação episcopal iniciou com a apresentação de Jailton e a leitura do mandato apostólico, escrito pelo Papa Francisco. Após, Dom Jailton reafirmou seus propósitos diante de uma interrogação, em que ficou deitado de bruços e assim permaneceu por mais de 20 minutos. Todos os presentes ajoelharam-se e pediram proteção ao novo bispo.

Os bispos impuseram as mãos sobre Dom Jailton: o gesto simboliza a comunicação do dom do Espírito Santo para a santificação interior do eleito. A prece central da ordenação ocorreu quando o livro dos Santos Evangelhos foi posto sobre a cabeça do novo bispo. Desta forma, é chamado a ser profeta, pregador, mestre e doutor da Palavra de Deus. Também foi ungido com o óleo do Crisma, recebendo a missão de guiar e santificar a igreja. Após, Jailton recebeu o Evangelho, um anel e um bastão, chamado de báculo de prata. Esse bastão simboliza o cuidado com o rebanho, que neste caso são os fiéis.

A cerimônia teve duração de quase três horas e foi transmitida para rádios de todo país. O encerramento da celebração foi tão simbólico quanto o resto da manhã: Dom Jailton, emocionado e conduzido por Dom Itamar e Dom Jaime, passou pelo Santuário abençoando os fiéis. Certamente, a Serra Gaúcha não esquecerá tão cedo deste momento tão importante.

Biografia

Jailton de Oliveira Lino nasceu em 28 de janeiro de 1965 em Feira de Santana, na Bahia. Ingressou na Congregação Pobres Servos da Divina Providência em 1980 em Porto Alegre. Fez sua primeira profissão religiosa em 1º de janeiro no Santuário Apostólico de Farroupilha.

Foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1988 em Feira de Santana, na Bahia. Formado em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, e em Psicologia pela Unisinos. Ele tem também pós-graduação em Psicopedagogia do Acompanhamento de Jovens e Adolescentes e MBA em Gestão Hospitalar.

Exerceu, em boa parte da sua vida, atividades no setor de Formação da Congregação Pobres Servos da Divina Providência, sendo formador nas diversas etapas, Aspirantado e Postulado. Foi Mestre dos Noviços de 2006 a 2008 e no setor de Gestão, acompanhando diretamente as atividades da Delegação. Exerceu o cargo de vice provincial de 2003 a 2008 e foi Delegado Provincial de 2008 a 2014. Atualmente, exercia o cargo de Ecônomo e Conselheiro da Delegação Nossa Senhora Aparecida.

Ele escolheu o Santuário de Caravaggio como cenário da ordenação por motivação pessoal, já que tem uma ligação forte com o Santuário e com a Serra Gaúcha.

Próximos passos

Depois da ordenação, Dom Jailton Oliveira de Lino tira um período de férias para descanso. Sua viagem para Teixeira de Freitas (BA) está marcada para o dia 1º de fevereiro. No dia 9 de fevereiro ele toma posse na cidade baiana, às 19h, na Catedral São Pedro.

Por Rádio Miriam Caravaggio